15.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

MS recebe novo lote de AstraZeneca; vacina estava em falta em 11 municípios

Depois de quase duas semanas sem receber novos lotes de AstraZeneca, desembarcaram 30.250 mil doses da vacina nesta quinta-feira (16) em Campo Grande.

O governo do estado chegou a anunciar a intercambialidade de vacinas para quem estava com a segunda dose de AstraZeneca atrasada. A medida vai continuar valendo.

O carregamento da AstraZeneca chegou às 13h55, antes, ainda na parte da manhã, o Estado também recebeu 37.440 mil doses de Pfizer. Somando, são 67.690 novas doses para Mato Grosso do Sul.

Intercambialidade

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou os municípios a realizarem a chamada “intercambialidade” de vacinas contra a Covid.

A medida foi publicada na terça-feira (14), depois que o País começou a sofrer com a falta de AstraZeneca. Só no Estado, eram pelo menos 11 cidades sem a vacina para aplicar a segunda dose em quem já tomou a primeira de AstraZeneca.

Estavam sem doses as cidades de Anastácio, Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Dourados, Eldorado, Ladário, Mundo Novo, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Em Campo Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) chegou a dizer que não faria a intercambialidade por enquanto porque as doses disponíveis de AstraZeneca são suficientes para dar andamento ao calendário.

Como vai funcionar

Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca ou da CoronaVac poderá receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, desde que respeitados os prazos definidos entre as aplicações.

A justificativa para a aprovação da intercambialidade foi para não atrasar o calendário vacinal. Isso porque foram quase duas semanas sem envio de AstraZeneca aos Estados devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produção de doses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacinou a população no País. Aqui, 93,59% da população adulta vacinável maior de 18 anos recebeu primeira do imunizante e 67,79% foram imunizados com a segunda dose.

Informações do site G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...