33 C
Três Lagoas
sábado, 4 de maio, 2024

Prefeitura de TL cria PL para entregar notebook e acesso à internet para professores

A Secretária de Educação e Cultura, Angela Brito, junto ao prefeito Angelo Guerreiro, apresentou, no dia 1º de junho, à comissão de Educação do Legislativo Municipal o Programa Ensinar e Aprender Pelas Tecnologias – PROATEC. E, na manhã desta terça-feira (6) a secretária se reuniu com os demais vereadores, na Câmara Municipal, para apresentação deste Projeto de Lei que será votado na próxima segunda-feira (12), em um Sessão Extraordinária.

Angelo Guerreiro destacou que o Proatec é um programa bastante arrojado, pois engloba vários projetos cujo objetivo é a melhoria da educação no nosso Município e também a valorização dos professores das unidades da Rede Municipal de Ensino (REME). “Não basta ter vontade de melhorar os índices da educação sem ter os recursos e equipamentos necessários e as pessoas preparadas para a condução do processo; e a equipe da secretária Angela tem competência para isto”, completou o gestor indicando, ainda, que o Proatec está sendo planejado desde o início deste ano de 2021.

Angela, por sua vez, explica que o Proatec é um programa que é composto de vários outros projetos, conforme determinam as políticas educacionais. “Foi planejado para elevar ainda mais a qualidade da educação oferecida aos estudantes matriculados na Rede Municipal Pública de Três Lagoas e também para que possamos incluir digitalmente todos os nossos professores, dando-lhes condições estruturais [computadores, rede lógica, internet, etc], e ainda a formação para enfrentarem os desafios da educação deste tempo”.

PROFESSORES CONECTADOS

O Proatec, em um dos seus projetos, contemplará os professores e equipe pedagógica da REME com um notebook e R$ 70 por mês de auxílio à internet. Ao todo serão 1.117 professores e coordenadores pedagógicos que poderão aderir ao Proatec e, de acordo com a secretária, o Programa foi criado para dar condições efetivas aos atores principais do processo de ensino e aprendizagem com vistas a uma educação realmente de qualidade, inclusiva e humana.

Além disso, o Proatec, no bojo de seus projetos, traz ainda a construção do Centro de Referência de Atendimento e Formação dos Profissionais da Educação – CREFOR e também o Núcleo de Tecnologia no mesmo local. Esses locais têm como missão a formação continuada dos profissionais.

ALUNOS CONECTADOS

No projeto também está incluso a aquisição de lousas digitais para as unidades de ensino (escolas e centros de educação infantil). Além disso, a secretária pontuou que serão adquiridos tablets com internet, sendo que na primeira etapa os contemplados serão os estudantes do 6º ao 9º ano.

O Proatec tem como principal meta ensinar e aprender por meio das tecnologias, reduzir a reprovação e o índice de evasão escolar. “Queremos estimular nossos estudantes a terem motivo para estarem na escola, permanecer nela com aprendizagem. Quando o aluno tem prazer em estudar, ele não abandona a escola”, explicou Angela.

PARTICIPAÇÕES

Na primeira reunião de apresentação, estavam presentes: o presidente da Câmara, Cassiano Maia; o vereador Tonhão e os vereadores membros da Comissão de educação: Evalda Reis, Nego Breno e Jorginho do Gás. Já na segunda reunião, além de todos os vereadores presentes na primeira, também estavam: Marisa Rocha, Sargento Rodrigues, Issam fares Junior, Sirlene, Vagner Silverado, Marcus Bazé e Charlene Bortoleto.

Informações da Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura e Governo do Estado abrem 10 novos leitos para Gestação de Alto Risco no Hospital Auxiliadora

Ação visa complementar atendimento da linha materno-infantil da unidade.

Mais de 300 kg de maconha que seriam levados para Três Lagoas são apreendidos pela PRF

Motorista admitiu aos policiais que realizaria transporte da droga para pagar uma dívida.

Em Três Lagoas, dois suspeitos são presos armazenando conteúdo sexual de menores em operação

Fase da "Operação Sentinela" contou com o apoio da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).