22.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 3 de maio, 2024

“Pedi para derrubar porque isso engessaria o Poder Público”, vereador fala sobre emendas da LDO

Na manhã desta segunda-feira (05), o programa Linha Direta com a Notícia recebeu como entrevistado o vereador de Três Lagoas, Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, o Tonhão (MDB). O assunto debatido foram os trabalhos da Câmara Municipal na manhã de hoje, para a aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Durante a votação em primeiro turno, os vereadores puderam apresentar emendas para a o projeto enviado pelo Executivo. A polêmica do dia acabou envolvendo o vereador Dr. Paulo Carlos Veron da Motta (SD) que apresentou cinco emendas, propondo alterações na Lei.

“É um direito do vereador, no entanto as propostas apresentadas por ele queriam colocar na lei coisas que já existem”, disse Tonhão. “Procurei esclarecimento, apresentei embasamento legal para que não paire nenhum tipo de dúvida. Tive acesso a esses documentos e todas as emendas propostas pelo vereador foram derrubadas”.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) diz quais são as metas e prioridades da Administração Municipal e determina como serão feitas as transferências de recursos a entidades públicas e privadas. A LDO é a base para equilibrar receitas e despesas, controlar custos e avaliar resultados.

Antes de virar lei, o texto da LDO é encaminhado como projeto de lei para a Câmara de Vereadores. Discutido e aprovado pelos parlamentares, o documento é devolvido para confirmação do prefeito.

Uma das emendas do vereador que foi reprovada na sessão desta segunda-feira diz respeito a diminuição dos valores de remanejamento de verbas da Prefeitura de 30% para 10%. “Pedi para derrubar porque isso engessaria o Poder Público. O vereador ainda coloca que a modalidade ‘DEVE’ detalhamento de despesas, quando o texto original é ‘PODE’ apresentar detalhamento. Ele cria uma obrigação”.

Outra emenda, segundo Tonhão, seria o Convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), através do curso de medicina, com a saúde do município. “Equívoco muito grave, a própria assessoria do vereador não leu todo o projeto de lei. Esse convenio da Universidade Federal já está elencado e já consta no plano”.

Para assistir a entrevista completa, basta acessar o Facebook da Rádio Caçula ou clicar AQUI.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.