26.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de julho, 2026

Projetos para testes de vacinas contra coronavírus em MS estão em fase final

Testagem de duas vacinas contra Covid-19, deve chegar no Estado em breve

24/09/2020 16h50
Por: Marcela Damore – com informações do site Midiamax

MATO GROSSO DO SUL – Mato Grosso do Sul será um dos estados brasileiros a participar na testagem de duas vacinas contra a Covid-19, o novo coronavírus. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a tramitação para trazer os estudos ao MS já está em fase final de aprovação.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, os dois estudos possuem termo de confidencialidade, o que ainda não permite a SES divulgar mais informações sobre quais vacinas de teste para SARS-CoV-2 deve ser testada no Estado.

No Brasil, já são testadas em voluntários quatro vacinas de pesquisa: a de Universidade de Oxford, na Inglaterra; criada em Pequim, na China; da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, na Alemanha; e da indústria farmacêutica Janssen-Cilag, na Bélgica.

PESQUISAS EM CAMPO GRANDE

A vacina BCG, que é obrigatória no Brasil há décadas em recém-nascidos e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), está sendo testada em profissionais da saúde voluntários de Campo Grande como alternativa de combate ao vírus.

O médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Júlio Croda, coordena a pesquisa na Capital. O estudo está no 2° mês da pesquisa que deve durar 12 messes.

A pesquisa irá analisar se voluntários tiveram uma resposta de proteção contra o vírus, em comparação aqueles que não foram vacinados quando criança. Pesquisas preliminares apontam casos de “imunidade” em pessoas vacinadas já vacinadas.

No Brasil, já são testadas em voluntários quatro vacinas de pesquisa. Foto: Ilustrativa/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacinação contra a gripe ultrapassa 36 mil doses em Três Lagoas, mas cobertura dos grupos prioritários ainda preocupa

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação Municipal de Imunização, segue intensificando a Campanha de...

Morre advogado que realizou o próprio velório em vida em MS

Após lutar contra um câncer de estômago, Tiago Pitthan deixou uma emocionante mensagem de despedida e inspirou milhares de pessoas com sua forma de encarar a vida e a morte

Briga bilionária na Justiça ameaça obra de ferrovia

Concessionária da MS-112 pede embargo imediato e quer até a demolição de viaduto ferroviário construído pela gigante chilena em Inocência