31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Exploração do petróleo só será realizada após votação das leis do pré-sal

Economia – 04/05/2012 – 07:05

Rio de Janeiro – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem (3) que a presidenta Dilma Rousseff decidiu que a 11ª rodada de concessão de exploração do petróleo só será realizada depois que o Congresso Nacional tiver concluído a votação das leis do pré-sal. O ministro disse ainda que a presidenta está examinando com cuidado um possível aumento no preço da gasolina, “pois não quer que haja nenhuma influência na inflação”. Segundo Lobão, a elevação poderá ocorrer se o preço do barril de petróleo atingir US$ 130.

Segundo Lobão, a decisão de só promover a 11ª rodada de licitação de blocos do pré-sal somente após a votação das leis do pré-sal “foi uma medida tomada para evitar qualquer possibilidade de questionamento jurídico”.

Lobão adiantou que caso a lei seja votada neste semestre, a rodada pode acontecer ainda este ano. Ele participou nesta manhã de um seminário promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, sobre oportunidades e cooperação econômica com a África.

Sobre a possibilidade de aumento da gasolina, Lobão afirmou que “se o barril do petróleo continuar aumentando o preço no mercado internacional, chegaremos a isso”. O preço limite do barril, segundo o ministro, é US$ 130.

Lobão reafirmou que não há aumento de gasolina há nove anos e o último que houve não foi repassado ao investidor. “Além disso, a Petrobras precisa de investimentos monumentais para aquisição de plataformas e sondas que estão chegando, além de novas refinarias que serão construidas”, disse Lobão.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...

Adriana Silva lança livro sobre violência doméstica e superação

“Uma Flor Silenciada no Jardim” foi lançada na sexta-feira (7); obra fal sobre as marcas emocionais da violência contra a mulher A psicanalista e escritora...

Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembro

Beneficiários ainda poderão aderir ao acordo de ressarcimento após a data Prazo para contestar descontos indevidos no INSS encerra em 14 de novembroBeneficiários ainda poderão...