32.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 16 de abril, 2026

Câmara promove exposição sobre cultura negra

Política – 02/05/2012 – 16:05

A Câmara Municipal de Três Lagoas, em parceria com o ator e promotor cultural Mateus Alves, promove, de 7 a 11 de maio, a exposição “Toque Afro”, mostra que relata a presença do negro na cultura brasileira. A abertura da exposição será às 9h, no Salão de Eventos da Câmara, e contará com apresentações culturais alusivas ao tema e homenagem a diversas personalidades negras que se destacam em Três Lagoas.

No dia 7, às 19h, o evento ainda terá uma palestra sobre a condição do afro-descendente brasileiro, com a professora-doutora Raimunda Luzia de Brito, coordenadora especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa. A palestra é aberta ao público em geral, sobretudo estudantes.

A exposição trará objetos do acervo pessoal do curador, Mateus Alves, que reuniu equipamentos de uso no trabalho, no cotidiano e até de tortura de escravos. “Nosso relato começa desde a vinda dos negros para o Brasil até as influências que deixaram nas artes, esportes, no dia-a-dia e na culinária”, afirma Mateus.

Entre os homenageados estarão o ex-prefeito José Lopes; a líder comunitária Daura do Nascimento; o diácono Jorge Silva; o violeiro e pedreiro Alcir Batista de Oliveira; o professor de educação física Milton José da Silva, o Tó; a professora Wilma Rodrigues de Souza; o atleta Messias Carneiro Dias; o músico Éderson Veloso da Silva; o professor de música Gercino Francisco; o policial federal, poeta e colunista René Venâncio; o ex-vereador Antônio Rialino; a professora e carnavalesca Inozemar; os jornalista Ana Cristina Santos e Adilson Silva; e o professor de futebol Pedro Machado, o Pedrinho.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Nuna Viana, a exposição “Toque Afro” tem o objetivo de apresentar ao público três-lagoense um rápido panorama da presença do negro na cultura. “Temos que ressaltar e prestigiar a importância do negro na formação do Brasil. Esta exposição nos mostra objetos e situações que estão na nossa vida e, muitas vezes, não sabemos que foi uma influência dos negros. É um resgate histórico e um reconhecimento à relevância dos negros”, afirmou Nuna.

O vereador lembrou que a Câmara Municipal pretende realizar diversas exposições, ao longo de 2012, maximizando a utilização do Salão de Eventos, que é, de acordo com ele, um espaço para uso da comunidade. Em março, o local sediou a exposição fotográfica “Cidade das Águas”, sobre recursos hídricos em Três Lagoas, com a visitação de cerca de mil pessoas.

Fonte: Camara Municipal de Tres Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dupla armada invade residência e faz mãe e filho reféns no Nova Três Lagoas

Criminosos encapuzados, um deles fantasiado, renderam a vítima dentro de casa, ameaçaram com arma de fogo e fugiram

Quase 6 mil famílias são beneficiadas por ‘Gás do Povo’ em Três Lagoas

Dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mostram que município está entre os cinco com mais beneficiados em Mato Grosso do Sul

Obras da Custódio Andrews avançam em Três Lagoas

Com investimento de R$ 5,8 milhões, projeto inclui pavimentação, drenagem e acessibilidade, mesmo com impacto das chuvas no cronograma