13/07/2016 – Atualizado em 13/07/2016
Por: Marcio Ribeiro com O Estado
A 24 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o técnico Vadão anunciou a lista das 18 convocadas e quatro suplentes que buscarão o ouro inédito no futebol feminino para o Brasil. Optando por utilizar um maior número de atletas que defendem a Seleção Permanente, como contratadas diretas da CBF, o treinador ainda escolheu nomes mundialmente consagrados, como Marta, que atua na Suécia, Cristiane e Érika, ambas do Paris Saint-Germain.
A zagueira revelada no Comercial, Bruna Benites, é outra jogadora que está na lista. Ela se prepara para disputar sua segunda Olimpíada na carreira, em Londres-2012 atuou como titular. Bruna Benites é natural de Cuiabá-MT, mas sua família mora há dez anos em Campo Grande. Apesar dela fazer parte da seleção permanente defendeu o Foz Cataratas no Brasileiro Feminino deste ano.
Na coletiva realizada na tarde desta terça-feira (12), Vadão, junto do coordenador Marco Aurélio Cunha, disse que ao definir o grupo priorizou o alto nível tático, para a conquista do título nos Jogos do Rio. As brasileiras bateram na trave duas vezes: prata em 2004 e 2008. “Nesse momento, o maior problema é a recuperação de atletas que estão em fase final de temporada. Como tivemos que divulgar a lista com antecedência, a gente tem que se adaptar à essas lesões”, apontou o comandante verde-amarelo, apontando, ainda, as três atletas que ainda não se apresentaram à CBF: Marta, Bia Zanerá e Thaís Guedes.
Confira a lista com as 22 atletas que defenderão o Brasil nos Jogos:
Goleiras: Barbara (seleção permanente) e Aline (seleção permanente)
Zagueiras: Mônica (Orlando Pride / EUA), Rafaelle (Changchun Club / China), Bruna Benitez (seleção permanente) e Érika (PSG / França)
Laterais: Fabiana (Dalian Quanjin / China), Poliana (Houston Dash / EUA) e Tamires (Fortuna Hjorring / Dinamarca)
Meio-campo: Formiga (seleção permanente), Thaisa (seleção permanente), Andressinha (Houston Dash / EUA) e Marta (Rosengard / Suécia)
Atacantes: Debinha (Dalian Quanjin / China), Cristiane (PSG / França), Andressa Alves (Barcelona / Espanha), Bia Zaneratto (Steel Red Angels /Coreia do Sul) e Raquel (Changchun Club / China)
Suplentes
Luciana (goleira – seleção permanente), Camila (lateral – seleção permanente), Darlene (atacante – Dalian Quanjin / China)e Thais Guedes (atacante – Steel Red Angels /Coreia do Sul).
