25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de junho, 2026

‘Washington Post’ vai cobrar por conteúdo on-line

Internacional – 19/03/2013 – 09:03

O jornal “The Washington Post” anunciou que vai começar a cobrar pela leitura do seu conteúdo on-line. O diário adotará o sistema conhecido como “paywall” (muro de cobrança) poroso, e vai permitir a leitura de até 20 textos. O sistema será adotado a partir do próximo verão, que no hemisfério norte começa em junho. O “Post” segue um caminho iniciado pelo “New York Times” e já utilizado por mais 450 jornais nos EUA.

A companhia ainda não decidiu quanto vai cobrar pelo serviço. Assinantes do jornal impresso terão acesso irrestrito.

A leitura também será liberada para estudantes, professores, administradores de escolas, funcionários públicos e militares nas escolas e no local de trabalho.

Em texto no seu site, o jornal diz que a medida marca uma mudança maior na política do “Post”.

“Consumidores de notícias são experientes. Eles entendem o alto custo de publicar notícias de qualidade e a importância de manter o tipo de reportagem profunda pela qual o “Post” é conhecido”, afirmou a publisher do jornal, Katharine Weymouth.

“Nosso pacote digital é valioso, então vamos pedir para nossos leitores pagar por ele e apoiar nosso serviço de notícias como eles têm feito há muitos anos com a edição impressa”, disse Weymouth.

“Não faz mais sentido separar nossos modelos de assinatura impresso e on-line”, disse o presidente da “The Washington Post Company”, Donald E. Graham.

“Nós temos observados nossos concorrentes, e achamos que o modelo do paywall poroso é o melhor caminho”.

O lucro gerado pelas publicações virtuais cresceu 5% em 2012, para US$ 110,6 milhões, segundo a empresa.

Paywall

O “Washington Post” segue uma tendência entre os principais jornais do mundo. Nos EUA, metade dos jornais já limitam o acesso de não assinantes ao seu conteúdo digital, entre eles o “New York Times”.  

A Folha adotou em 2012 o sistema de “paywall” (muro de pagamento) poroso. Quem visita o site do jornal tem acesso a até 10 reportagens ou colunas por mês, quando é convidado a fazer um cadastro que lhe permite ler outros 10 textos.

A assinatura para ter acesso a todo o conteúdo custa R$ 1,90 no primeiro mês e R$ 29,90 os demais. Assinantes da versão impressa da Folha têm acesso livre a todas as plataformas digitais.

Mecanismos semelhantes foram instituídos pelos jornais “Zero Hora” (RS) e “Gazeta do Povo” (PR) nos últimos meses.

Em dezembro, o jornal “O Estado de S. Paulo” passou a exigir um cadastro após o quinto clique no mês. No mês passado, o jornal “O Globo” também instituiu tal mecanismo após 30 textos, e em fevereiro o “Correio Braziliense” (DF) passou a cobrar um valor fixo mensal para o leitor ter acesso à versão digital do periódico. 

Fonte: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Madrugada de confusão termina em pancadaria e prisão no bairro Jardim Angélica

Polícia foi acionada após denúncia de tumulto em via pública e encontrou envolvidos feridos após agressões mútuas, onde um dos participantes tentou escapar pelos fundos de residência

Operação une combate à violência, música e acolhimento em ação especial com idosos

Durante a Operação Virtude, equipe da Delegacia da Mulher promove conscientização, fortalece rede de proteção e leva manhã de integração e cuidado a moradores de instituição de longa permanência

Ladrões desmontam carro após furto, mas acabam presos horas depois em operação da Polícia Civil

Operação mobilizou investigadores da 3ª DP, que localizaram veículo depenado, identificaram suspeitos e efetuaram prisões em flagrante