38.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de outubro, 2025

Vila dos Pinheiros fica com título de melhor expositor da Expotrês 2014

26/06/2014 – Atualizado em 26/06/2014

Por: Assessoria

Com 193 animais na pista, o jurado Horácio Alves Ferreira Neto, de Campo Grande (MS), avaliou 111 fêmeas e 93 machos nelore nos dias 20 e 21 de junho na 37ª Expotrês (Exposição Agropecuária de Três Lagoas). Na classificação final dos expositores a Agropecuária Vila dos Pinheiros, da cidade de Salto (SP) saiu na frente. Em segundo, Jatobá Agricultura e Pecuária Ltda e o terceiro lugar ficou com Cícero Antônio de Souza, ambos de Mato Grosso do Sul.

Janko 2 TE Porto Seguro foi o grande campeão da feira e levou ainda troféu de campeão touro sênior. O touro, de 35 meses e 1.312 kg, foi exposto pela Agropecuária Vila dos Pinheiros Ltda, de Salto (SP), sendo produto do criador Dorival Antônio Bianchi. Janko é filho de Basco da SM em Itália IV TE da Ocean.

O jurado Horácio Ferreira Neto elogiou aspectos marcantes como a masculinidade e a beleza racial do touro Janko, principalmente a largura das narinas, cupim e linhas de dorso e lombo bem direcionadas.
Horácio ainda comentou sobre a boa cobertura de carcaça do macho, com estrutura bem revestida, boa circunferência e excelente aparelho reprodutor, sendo um animal capaz de contribuir e muito para a pecuária moderna que se pratica, fundamentada na eficiência e funcionalidade.

O título de reservado grande campeão nelore ficou com o touro Volverine FIV Carpa, de 22 meses e 956 kg. O animal também pertence à Agropecuária Vila dos Pinheiros e numa etapa anterior havia conquistado o troféu de campeão touro jovem.

Lawa 3 TE Porto Seguro foi a grande campeã da exposição, exposta pela Agropecuária Vila dos Pinheiros Ltda. Para o jurado da competição, poucas vezes ele teve oportunidade de julgar numa feira tão bonita como a Expotrês. “Isso aqui é o sonho de qualquer juiz”, afirmou Horário.

A fêmea grande campeã tem 15 meses. Nela o jurado observou vantagens em relação às demais como melhor caracterização racial, boa saída de chifre e batimento de orelha. O formato de cupim melhor caracterizado também foi elogiado, além de suas linhas de dorso bem corrigidas, com boa cobertura e revestimento de carcaça. “É uma vaca com traços bem femininos e excelentes características reprodutivas”, finalizou Horácio.

A reservada grande campeã foi a fêmea Polônia 4X FIV VC, também da Agropecuária Vila dos Pinheiros, que também ficou com o título de campeã fêmea jovem. Polônia tem 24 meses e 824 quilos.

No campeonato de progênie de mãe, a vencedora foi Enfezado do Mura, da Jatobá Agricultura e Pecuária. Já a Vila dos Pinheiros LTDA levou o troféu de melhor reprodutor com Basco da SM.

Guzerá

Com 101 animais inscritos, o julgamento da raça guzerá na Expotrês 2014 também foi um sucesso. O jurado Alysson Ricardo Magalhães Sampaio, que no final de sua avaliação elogiou bastante a qualidade dos animais expostos, afirmou que Três Lagoas é dona hoje de uma das pistas mais pesadas do País.

O título de grande campeão ficou com o touro Forum SMPF, do expositor Joseph Rafaat Toumani, fazenda Laranja Doce, de Caarapó (MS). O touro, de 792 quilos, com 19 meses, numa etapa anterior já havia ficado com o título de campeão júnior maior. O expositor está a apenas dois anos dedicando-se à criação da raça guzerá e já participou de disputas em importantes pistas do País, tendo sido grande campeão na Expozebu deste ano, a mais importante exposição agropecuária de raças zebuínas do Brasil.

O título de reservado grande campeão ficou com o touro Hamlet FIV 3 Irmãos, do expositor e criador Silvely Maria Janota Antunes, da fazenda Três Irmãos, da cidade sul-mato-grossense de Brasilândia. Hamlet já havia conquistado durante o julgamento o título de campeão touro sênior na categoria de animais de 33 a 36 meses. Silvely Antunes ficou ainda com os troféus de melhor criador e melhor expositor deste ano.

Para o jurado Alysson Sampaio, o touro Forum SMPF reúne excelentes características da raça, com carcaça de alta qualidade, cobertura muscular perfeita, apresentando com equilíbrio beleza racial e aspectos funcionais, sendo um animal de alto valor genético capaz de transmitir sua capacidade de ganhar peso, contribuindo para a produção de bezerros pesados na desmama.

O troféu de grande campeã guzerá da Expotrês 2014 ficou com a fêmea Butterfly FIV de Amar, da expositora e criadora Ana Cláudia Mendes Souza, fazenda Santa Cecília, de Uberaba (MG). A fêmea tem 21 meses e pesa 742 quilos. No julgamento da categoria novilha maior, de animais entre 20 e 22 meses, ela já havia sagrado-se campeã. O título de reservada grande campeã ficou com a fêmea Idalina FIV 3 Irmãos, do expositor Lincoln Dias Janota Antunes, fazenda Três Irmãos, de Brasilândia (MS).

Em sua avaliação Alyssin observou vantagens na grande campeã sobre as demais, como beleza racial e estrutura óssea mais padronizada, além de
características como estrutura de dorso alongada, com aprumos perfeitos, um conjunto mais harmônico. “Um animal com bastante beleza
racial e feminilidade, além de aspectos funcionais extremamente definidos”, reforçou o jurado.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tênis e solidariedade marcam torneio “Mulheres nas Quadras” em Três Lagoas

Evento esportivo reúne atletas no dia 4 de outubro com arrecadação de alimentos para ação beneficente Neste sábado (4), Três Lagoas será palco de mais...

Outubro é mês de quitar o licenciamento das placas 0 em MS

Atraso no pagamento pode gerar multa de R$ 293,47 e perda de pontos na CNH Proprietários de veículos com placa final 0 devem pagar o...

Alunos do CEI Cida Castro visitam túnel histórico da NOB

Atividade promovida pela Diretoria de Cultura leva crianças a vivência imersiva no patrimônio ferroviário de Três Lagoas