36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

Vereadores ouvem secretária de Saúde sobre serviço oncológico em Três Lagoas

24/06/2014 – Atualizado em 24/06/2014

Por: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (24), a secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, integrantes de sua equipe e diretores do Hospital Auxiliadora, participaram de reunião com os vereadores, para esclarecimentos sobre o atendimento oncológico no município. Na semana passada, alguns procedimentos do atendimento foram questionados, na tribuna, pelo vereador Jorge Martinho, sobretudo sobre a possível falta de divulgação do serviço para os outros nove municípios da área de cobertura de Regional de Saúde de Três Lagoas o que, segundo ele, estaria desviando os atendimentos para outras localidades.

Durante a reunião, a secretária explicou como funciona a Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Auxiliadora, seu custeio e legislações, assim como apresentou dados para mostrar a evolução na quantidade de atendimentos. Também informou que houve mudanças na legislação, que passou a exigir, entre outras coisas, 500 mil habitantes na regional, o que poderia desabilitar o município, pois a região conta com 258 mil. Para evitar a desabilitação, segundo Eliane Brilhante, a secretaria e o hospital estão preparando a apresentação de outras condições para requisitar a manutenção junto ao Ministério da Saúde.

A secretária também garantiu que os secretários de Saúde dos municípios atendidos por Três Lagoas sabem do serviço oncológico do município, desde sua criação e habilitação, porém alguns têm optado por encaminhar pacientes para outros centros de referência. Na visão do diretor técnico do Hospital, Francisco Claro Oliveira, isso deve ocorrer porque o serviço é novo. No entanto, ele avaliou que, com o tempo, a confiança tem aumentado. Ele ainda explicou que é possível o Ministério da Saúde reduzir as exigências, de forma que não ocorra a desabilitação.

O diretor administrativo do Hospital, Eduardo Bistratini Otoni, também pontou, aos vereadores, todos os esforços de divulgação local sobre o atendimento oncológico, assim como outras ações, visando estruturação do Instituto do Câncer de Três Lagoas. Segundo ele, o cronograma é intensificar a divulgação nos outros municípios, a partir do segundo semestre deste ano.

O vereador Jorge Martinho ainda fez alguns questionamentos, como o baixo número de atendimentos e a realização de diagnósticos em clínicas particulares. Também solicitou ata das reuniões com os secretários de saúde dos outros municípios.

Embora a secretária Eliane Brilhante tenha se proposto a prestar os esclarecimentos, espontaneamente, Jorginho do Gás, presidente da Câmara, afirmou que pretende manter um cronograma de audiências com os secretários municipais, para que estes possam explicar, publicamente, questões sobre as quais os vereadores vêm sendo cobrados pela população. Ele ressaltou que isso deverá auxiliar a administração a solucionar alguns problemas que são alvo de reclamações e fará com que os vereadores cumpram melhor o papel de fiscalização.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...