17.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Vereador Jorge Martinho fala sobre Comissão Processante, Lombada Eletrônica, Saúde, Internet Grátis…

20/07/2015 – Atualizado em 20/07/2015

Jorge Martinho falou de seus trabalhos em 2015

Por: Redação

Na data de hoje (20), Romeu de Campos Júnior, recebeu em seu Programa Linha Direta com a Notícia, na Rádio Caçula, o Vereador Jorge Martinho (PSD), para falar sobre seus trabalhos na Câmara Municipal de Três Lagoas (MS).

Jorge Martinho disse que esteve na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 14 e 17 deste mês participando de um curso para aprimorar conhecimentos sobre a legislação referente a formas de comércio nos municípios.

O Vereador relatou que, alguns fatores o levaram a fazer esse curso, sendo o mais importante, a realização de feirinhas de comerciantes de fora na cidade de Três Lagoas, pois é de conhecimento que tais feirinhas são realizadas por comerciantes de outros locais do Brasil, que se instalam por dois ou três dias e levam o dinheiro da cidade, e os comerciantes de Três Lagoas que pagam os impostos e contribuem com a economia local saem no prejuízo.

Segundo Jorge Martinho, a constituição diz que todos os brasileiros tem o direito de ir e vir, então, não é possível proibir a realização de tais feirinhas em Três Lagoas, mas é possível que o poder público municipal implante algumas medidas que desestimulem os comerciantes de fora a virem para a cidade, e citou o exemplo da cidade de Martinópolis (SP), que finalizou as atividades de feirinha, com a adoção de uma lei municipal que estabelece valores altos para a realização desses eventos comerciais, ou seja, a prefeitura municipal de Três Lagoas pode permitir a realização dessas feirinhas, mas pode estabelecer diárias de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por barraca, o que certamente finalizaria essa forma de comércio desleal na cidade.

Sobre o arquivamento do pedido de Comissão Processante contra o Vereador Jorginho do Gás, aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última terça-feira (14), Jorge Martinho disse que não participou da sessão, pois estava participando do curso, mas, deixou um pedido por escrito para que o prazo para a deliberação fosse prorrogado, pois a Promotoria entregou o processo de 513 páginas na sexta-feira (10) e os vereadores teriam que votar na primeira sessão ordinária seguinte.

Jorge Martinho ressaltou que ideal seria a prorrogação do prazo para uma leitura e análise mais detalhada, mas, se não tivesse essa opção, ele teria votado a favor do arquivamento, devido a falta de provas concretas do denunciante.

Sobre a saúde no município, O vereador solicitou com urgência que a Secretaria Municipal de Saúde auxilie o Hospital Auxiliadora, pois a ausência da saúde municipal está sobrecarregando os trabalhos no Hospital, visto que os médicos plantonistas estão atendendo casos de urgência, emergência e casos mais simples.

Segundo o Vereador, o ideal seria que a prefeitura disponibilizasse plantões noturnos em alguns postos de saúde da cidade, para desafogar o Hospital Auxiliadora.

Sobre a instalação de lombadas eletrônicas, Jorge Martinho ressaltou que sua posição é muito clara em relação a atos da prefeitura municipal, atos que muitas vezes podem beneficiar a população, mas, antes de colocar em prática, é necessário ouvir as partes interessadas, é necessário dar voz à Câmara Municipal, que é a legítima representante do povo. Segundo Martinho, antes de pensar em fiscalizar os condutores de veículos, a prefeitura deveria investir em campanhas educativas no trânsito, que certamente trariam mais benefícios para todos.

Jorge Martinho enfatizou que, antes de colocar lombadas eletrônicas em semáforos que acarretam punições aos cidadãos e aumento no número de acidentes, a prefeitura deveria pensar na infraestrutura da cidade, pois faz muito tempo que os trens ALL (América Latina Logística) foram retirados da área urbana da cidade e nada foi feito. “Sabemos que as instalações são da União, mas o município pode buscar parcerias para trazer benefícios para a cidade”, disse Jorge Martinho..

O vereador finalizou falando de seu Projeto de Lei da inclusão digital, que já foi aprovado pela Câmara Municipal e aguarda a aprovação da prefeita. Martinho disse que este projeto visa garantir a partir de janeiro de 2016, que todos os Três Lagoenses que não tenham pendências com o município, recebam de graça o sinal da Internet em suas casas.

Romeu de Campos Júnior e Jorge Martinho

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Confusão em frente ao IFMS: motorista embriagado bate em ônibus, tenta invadir unidade e é imobilizado por populares

Homem dirigia na contramão ao som de rock, com garrafa de cerveja na mão, causou tumulto, tentou agredir um ciclista e acabou contido por...

Homem morre após invadir contramão e ser atingido por carreta na BR-158, em Aparecida do Taboado (MS)

Um homem de 46 anos morreu na madrugada do último sábado (5), após colidir contra uma carreta na rodovia BR-158, em Aparecida do Taboado,...

Aeroporto de Paranaíba (MS) terá voos noturnos com investimento de R$ 2,4 milhões

O aeródromo de Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul, está prestes a passar por um importante processo de modernização. Com investimento previsto...