19.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de julho, 2025

Vereador Beto Araujo e prefeitura discutem mudanças na abordagem à leishmaniose

25/09/2015 – Atualizado em 25/09/2015

Por: Assessoria de Imprensa

O vereado Beto Araújo e o coordenador de Educação em Saúde do município, Fernando Garcia, se reuniram, na manhã da última terça-feira (22), para iniciar discussões que visam a elaboração de uma nova forma de abordagem no combate e tratamento à leishmaniose em Três Lagoas. O estudo terá como base uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, que determinou que Campo Grande ofereça a opção de tratamento e não somente a eutanásia de cães com a doença.

Atualmente, conforme informado na reunião, a prefeitura atua com base em um acordo feito com o Ministério Público (MP), na gestão do ex-prefeito Issam Fares, e a intenção é elaborar outro acordo, com participação do promotor Fernando Lanza, estabelecendo novos critérios, mais modernos e humanitários e pautados na decisão do TRF.

Para compor o acordo, estão sendo levantadas as legislações e documentos pertinentes que serão encaminhadas para elaboração do texto, que passará pelo crivo do MP, antes de entrar em vigor. Segundo Fernando Garcia, a proposta é incluir todas as questões que abranjam outros animais, como galinhas, cavalos e bovinos criados em ambiente urbano, o que já é proibido pelo Código de Posturas por influenciar na proliferação do flebótomo, mosquito transmissor da leishmaniose.

A abordagem humanizada tem sido discutida por Beto Araujo há alguns anos, antes mesmo de eleito vereador. Segundo ele, muitas famílias sofrem impactos emocionais altos, quando precisam sacrificar os seus animais de estimação. “É um direito da pessoa tratar os seus animais. A eutanásia já não é praticada há muito tempo, em países desenvolvidos, nem em animais assintomáticos, nem naqueles que poderiam ser considerados terminais. O tratamento tem se mostrado eficaz e não coloca os humanos em risco. Somente no Brasil, esta prática ainda persiste, embora também tenha decisão do ex-ministro Joaquim Barbosa, proibindo.

No caso de Mato Grosso do Sul, a decisão do TRF também nos mostra que o caminho é mudar a prática, educar as pessoas e evitar este sofrimento tanto para elas quanto para os animais”, afirmou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia recupera iPhone 14 Plus e bicicleta elétrica em Três Lagoas

Suspeito afirma ter comprado itens no Facebook; investigação apura receptação A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia, efetuou nesta sexta-feira (11) a recuperação de...

Pioneiro do mototáxi morre após mal súbito em avenida de Três Lagoas

Leonildo teve um mal súbito e morreu enquanto pilotava sua motocicleta Na noite de quinta-feira (10), Três Lagoas se despediu de Leonildo Pereira, um dos...

PM intensifica fiscalização e garante segurança no primeiro dia do Motoshow

A Polícia Militar de Três Lagoas reforçou o policiamento na noite desta quinta-feira (10) durante a abertura da 22ª edição do Motoshow, um dos...