23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Vera Helena no Programa Toninha Campos: “Se todo mundo trabalha unido, dá certo!”

Por Robson Trevisan

A Secretária Municipal de Assistência Social de Três Lagoas, Vera Helena Arsioli, foi a convidada da manhã desta terça-feira, 16.01, do programa Toninha Campos.

À frente de uma das pastas mais importantes da gestão Angelo Guerreiro, Vera fez um balanço das atividades realizadas em 2023. “Foi um ano desafiador. Vivenciamos, de forma “aflorada”, os efeitos pós-pandemia”, ressaltou a Secretária.

Ela citou, principalmente, o aspecto econômico-social como central. “As famílias sentiram muito, com dificuldades, até a questão da violência piorou”, resumiu Vera.

O padrão de vida caiu. “Tá difícil pra todo mundo. Obviamente que isso também reflete questões emocionais, psicológicas, enfim. É uma bola de neve. Tudo isso impacta, diretamente, no lado social”, esclareceu a Vera.

Todos esses fatores aumentam, por consequência, as demandas da assistência social. “E, mesmo não tendo verbas específicas, o respaldo que o prefeito nos dá, permite que a gente faça – da melhor maneira possível, o nosso trabalho”, explicou.

Nos últimos anos, conseguimos implementar importantes serviços em favor da população como, por exemplo, “o Família Acolhedora, o CIL; para a comunidade surda, o CRAM, a Coordenadoria da Mulher, a Residência Inclusiva, o Terceiro Serviço, fora muitos outros serviços”.

Ela citou que, em breve, um novo CRAS “Ana Maria” vai ser inaugurado no Novo Oeste/Orestinho.

“Tudo isso para dar as ferramentas necessárias para executarmos o melhor trabalho possível para a população”, argumentou Vera.

Prêmio Mariluce Bittar

Mato Grosso do Sul é o único Estado do país que possui uma “escola” voltada à Assistência Social. Essa escola, todo ano, oferece um prêmio de boas práticas. Três Lagoas, orgulhosamente, foi destaque na 3ª Edição do Prêmio Mariluce Bittar de Boas Práticas de Gestão da Assistência Social.

A cidade foi premiada com o projeto de “mapeamento dos usuários do Suas nos territórios administrativos pelas equipes volantes das unidades do CRAS Interlagos e CRAS Ruth Máximo”.

“Nós implementamos a localização via GPS, o que facilitou e otimizou – muito – o trabalho e controle dos nossos técnicos”, explicou Vera Helena.

Diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes e a Secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena, convidadas especiais do programa Toninha Campos desta terça-feira, 16.01 (Foto: Lucas Dias)

Projeto de Aquisição de Alimentos

A Diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes, também participou do programa e comentou sobre o Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA).

A Secretaria Municipal de Assistência Social encaminha alimentos produzidos pela Associação 20 de Março e a Asprocampo, numa parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

“Essas entidades produzem, a secretaria recebe e encaminha esses alimentos para as famílias carentes”, explicou Mel.

A Vera Helena reforçou a importância das pessoas compreenderem como funciona o atendimento da assistência social.

“Toda pessoa precisa se cadastrar em um CRAS. Ali, nossa equipe vai avaliar, visitar, e estando dentro dos critérios de alguma programa, essa pessoa será atendida”, detalhou a Secretária que acredita na união, na hora de fazer acontecer: “Se todo mundo trabalha unido, dá certo!”

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.

Abertas inscrições do Processo Seletivo Simplificado para professores temporários da REE-MS

Será admitida a inscrição somente via internet, no portal www.avalia.org.br, até as 17h do dia 25 de novembro de 2025, respeitado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.