35.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 9 de setembro, 2025

Varizes só podem ser curadas por meio de cirurgia, diz médico em MS

Geral – 19/03/2012 – 16:03

Varizes são veias dilatadas de pequeno, médio e grande calibres, comuns nos membros inferiores, como pés, pernas e coxas. Surgem quando as veias não conseguem bombear o sangue de volta ao coração de forma eficiente. Os vasos dilatados ficam visíveis sob a pele. Os principais sintomas da doença são dores nas pernas, cãibras, queimação na planta dos pés, inchaço nos tornozelos e coceiras.

As mulheres são as que mais sofrem com a doença por conta do estrogeno, que favorece a dilatação das veias. De cada quatro pacientes, três são mulheres. No Brasil, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas sofrem da enfermidade. Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que 18% da população mundial sofrem com esse tipo de problema. De acordo com especialistas, não há tratamento cientificamente provado que evite as varizes.

De acordo com o médico Marcos Rogério Covre, presidente regional da Sociedade Brasileira de Angiologia, as varizes podem ser atenuadas com medicamentos e a tomada de medidas preventivas, como o uso de meias elásticas e a movimentação das pernas em intervalos regulares. Mas, segundo o especialista, a cirurgia é o único caminho para resolver o problema.

A rede pública de saúde oferece o recurso como cirurgia eletiva. Já nas clínicas particulares em Campo Grande, é possível encontrar equipamentos de última geração para combater a doença.

Fonte: Olhar MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS: Vestibular e PASSE 2026 tem três cursos inéditos

Inscrições abertas até 12 de novembro; provas previstas para dezembro Estão oficialmente abertas em todo o estado as inscrições para os processos seletivos Vestibular e...

PM apreende adolescente conduzindo moto barulhenta no Jardim Morumbi

Segundo boletim de ocorrência, jovem de 17 anos teria sido flagrado sem habilitação e com escapamento adulterado

Homem é encontrado morto dentro de carro estacionado no Santos Dumont

Corpo foi localizado pelo pai da vítima, onde caso está sob investigação da Polícia Civil