27.1 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Vacinação contra a dengue enfrenta baixa adesão à segunda dose no Brasil

A vacinação contra a dengue no Brasil apresenta um índice preocupante de adesão à segunda dose, essencial para completar o esquema vacinal. Até o dia 21 de janeiro, 2,5 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a doença, mas apenas 935 mil completaram o ciclo, que requer a aplicação de duas doses. Dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indicam que 62% dos vacinados não retornaram para a segunda aplicação.

No estado de São Paulo, foram registradas 642 mil primeiras doses aplicadas e 263 mil segundas doses; no Rio de Janeiro, 210 mil primeiras e 139 mil segundas doses; e no Distrito Federal, 84 mil primeiras doses e 36 mil segundas. Em 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina, um aumento em relação às 6,3 milhões de doses distribuídas no ano anterior.

O Brasil também enfrenta uma alta significativa no número de casos e mortes por dengue. Em 2024, o país registrou 6.068 óbitos, superando os 5.959 falecimentos por covid-19 no mesmo período. O cenário é ainda mais alarmante devido ao avanço do fenômeno El Niño e à circulação do sorotipo 3 do vírus, o que torna as projeções para 2025 ainda mais preocupantes.

Com informações Poder 360.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas para trainee em manutenção automotiva em Água Clara

MS Florestal oferece 15 vagas com contratação imediata e formação prática em manutenção de máquinas pesadas A MS Florestal está com inscrições abertas para o...

MS Ativo investe R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e transforma a mobilidade nos 79 municípios

Programa estadual reforça o municipalismo e leva pavimentação, drenagem e melhorias urbanas a todas as regiões de Mato Grosso do Sul

Auxílio-alimentação de servidores federais será reajustado em 17,5%

Aumento eleva benefício para R$ 1.175 e reforça política de valorização do funcionalismo público iniciada em 2023