35.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Usina Jupiá completa 50 anos investindo em modernização

Solenidade de comemoração contou com os prefeitos de Três Lagoas (MS) e de Castilho (SP)

15/04/2019 12h42
Por: Deyvid Santos

Na manhã desta segunda-feira (15) a CTG Brasil (China Three Gorges) realizou uma solenidade para comemorar os 50 anos da Usina Jupiá, em funcionamento desde 1969. A Grande novidade para esta nova etapa é o processo de modernização sem precedentes na história, realizada pelo setor junto às usinas de Jupiá e Ilha Solteira, ambas operadas pela CTG.

Serão R$ 3 bilhões investidos dentro de um prazo de 10 anos, reformando as unidades geradoras. O projeto ainda inclui a parte de automação e de um novo Centro de Operação da Geração (COG), entre diversas outras melhorias que, segundo a empresa, buscam levar mais confiabilidade para o sistema elétrico no país.

Em entrevista a Caçula FM, o diretor de operação e manutenção CTG Brasil, Cesar Theodoro, afirmou que a modernização não afetará a parte ambiental uma vez que apenas as tecnologias serão alteradas. Ele também foi categórico em afirmar que “a Usina é segura”.

Presentes no evento, o Prefeito de Três Lagoas (MS), Angelo Chaves Guerreiro e a Prefeita de Castilho (SP), Fátima Nascimento, também estavam presentes, destacando os benefícios que a construção da Usina Jupiá trouxe aos municípios da região.

O evento ainda contou com uma visita técnica, onde os convidados puderam conhecer todas as fases da geração de energia que são desempenhadas na usina em Três Lagoas. Também houve a inauguração de uma placa comemorativa aos 50 anos de atividade da usina.

Histórico

Com 1.551,2 megawatts (MW) de capacidade instalada, a Usina Jupiá gerou desde o início da operação da CTG Brasil, em 1º de julho de 2016, 20.954.183 megawatts hora (MWh). Essa quantidade seria o suficiente para atender uma cidade de 2,6 milhões de habitantes por todo esse tempo.

Para poder operar a usina Jupiá, a CTG Brasil pagou ao governo brasileiro R$ 4,67 bilhões, pela concessão durante 30 anos.

O reservatório da usina ocupa uma área de 330 quilômetros quadrados, banhando sete municípios ao longo de 541 km. Além de assegurar a água para a geração de energia, o lago ainda colabora para impulsionar o turismo na região, com atividades náuticas, pesca e lazer.

Placa comemorativa aos 50 anos de operação da usina de Jupiá foi inaugurada durante o evento

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...