23.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 26 de janeiro, 2026

Unificação do ICMS preserva produto nacional-Mantega

Geral – 17/04/2012 – 16:04

BRASÍLIA, 17 Abr (Reuters) – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira que os três Estados que dão incentivos fiscais para produtos importados devem investir na melhoria da infraestrutura e não apenas se transformar em corredor de bens estrangeiros.

O governo federal está empenhado em aprovar a Resolução 72 do Senado, que unifica as alíquotas do ICMS sobre produtos importados, com objetivo de acabar com a chamada “guerra dos portos” promovida por Santa Catarina, Espírito Santo e Goiás.

Para Mantega, “é fundamental que preservemos o mercado para os produtos locais”.

“Não tem nenhum sentido alguns Estados darem incentivo para essa importação”, disse.

Segundo o ministro, o governo federal ofereceu linhas de financiamento via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como compensação aos Estados.

“Os Estado não terão falta de recursos para substituir eventuais perdas e realizar novos investimentos para atrair e fixar novas atividades econômicas no lugar dessas que eles estão praticando”, afirmou.

“Eles precisam melhorar infraestrutura e as condições do Estado de modo que sejam atraentes para produção e não só para importação, sendo meramente um corredor de importação”, emendou.

Na segunda-feira, Mantega se reuniu com os governadores dos três Estados na segunda-feira e rejeitou uma transição na proposta.

(Reportagem de Tiago Pariz)

Copyright Thomson Reuters 2011

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Joelma e Juliano: amor pela Caçula FM vira arte, inclusão e homenagem

A artesã três-lagoense e seu filho emocionaram Toninha Campos ao transformar superação, artesanato e até um corte de cabelo em tributo à rádio

Campanha solidária busca garantir cirurgia essencial para bebê em Três Lagoas

Durante entrevista, a educadora Carol Feliciano pediu o apoio da comunidade para custear um procedimento essencial para a pequena Olívia, que nasceu com fenda palatina

‘Santa do pau oco’: Mulher tenta entrar em presídio com droga escondida em objeto doméstico

Entorpecente foi descoberto durante revista de rotina na Penitenciária de Segurança Média de Três Lagoas, onde visitante acabou presa por tráfico