26.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 17 de fevereiro, 2026

Unidades de Saúde voltam a realizar exames de Raio-X

10/04/2018 14h35

Os reparos foram feitos aos aparelhos da UPA e Clínica de Ortopedia.

Por: Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas (MS), informa à população que os Exames Radiodiagnósticos, mais conhecidos como exames de Raio-X, voltaram a ser realizados normalmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e na Clínica de Ortopedia.

Na unidade do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o aparelho de Raio-X, que também estava parado, por ser um modelo mais antigo, precisou de reposição de uma peça, que já foi adquirida pela Prefeitura de Três Lagoas e que deverá ser, brevemente, instalada pelo técnico, como informou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque.

“Infelizmente, os três aparelhos de Raio-X sofreram avarias ao mesmo tempo, o que prejudicou em muito a qualidade do atendimento à nossa população”, comentou a secretária de Saúde.

Nesse período, como informou Angelina Zuque, todos os pacientes de graves acidentes, com traumas e que precisavam do diagnóstico imediato de Raio-X, foram todos encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital Auxiliadora, “onde tiveram o atendimento devido”.

BÁSICO DA UPA

Como observou o coordenador da UPA 24h, Jefferson da Silva Santos, o Raio-X, assim como os exames laboratoriais são os elementos básicos do diagnóstico médico para tratamento do paciente.

Jefferson informou que, em média, diariamente são realizados em torno de 80 exames de Raio-X na UPA, que possui equipamento moderno, totalmente digital, sem necessidade de gravação de imagem em chapa fotográfica.

“A imagem é transmitida ao computador e as cópias são emitidas e simultaneamente gravadas em um CD”, mostrou a técnica em Raio-X, Ediluz da Silva Dias.

Na UPA 24h, conforme relatórios da SMS, de janeiro até agora, foram realizados 2.438 exames Radiodiagnósticos. No CEM, em 2017, foram 3.616 exames de Raio-X e em 2018, foram apenas 338 exames realizados. No Centro Ortopédico, o número de exames de Raio-X, no período de janeiro até 10 de abril, já atingiu 1.918 procedimentos.

Por Assessoria de Imprensa

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SES amplia rede de diagnóstico e qualifica a assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul

Com foco na ampliação do diagnóstico, no fortalecimento das cirurgias e no aumento da segurança assistencial, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), iniciou a entrega de equipamentos de alta tecnologia para hospitais em diversas regiões do Estado

Dia do Repórter destaca a trajetória do jornalista Benê Cursino Soares no Grupo Caçula de Comunicação

Natural de Três Lagoas, profissional construiu carreira marcada pela atuação no jornalismo policial e pelo compromisso com a informação responsável

Polícia Científica alerta para riscos do golpe “Boa Noite, Cinderela” durante o Carnaval em MS

Especialista orienta cuidados com bebidas e reforça importância de procurar ajuda médica imediata em casos suspeitos A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...