Educação – 07/03/2013 – 17:03
Daniela Veríssimo e Luana Colognesi, voluntárias e estudantes de Direito da Universidade de Mato Grosso do Sul estiveram na manhã desta quarta feira (06) no Programa Linha Direta com a Notícia da Rádio Caçula para falar sobre o Curso reslizado pela UFMS destinado às pessoas da Terceira Idade.
O curso é um projeto de extensão da Universidade que viabiliza cursos reservados aos idosos. Ao final, haverá diploma e formatura.
Os cursos ministrados não são apenas voltados aos idosos, como também versam sobre os mesmos. Direito dos Idosos, Primeiros Socorros, Cuidados Pessoais, Português e uma Língua Estrangeira são alguns exemplos das matérias estudadas.
O curso, que teve início ontem (06), terá aulas regulares e obrigatórias todas as quartas feiras, das 13h30min as 17h e irá até novembro.
Além desses, outros cursos opcionais serão realizados dependendo da disponibildade do professor. São eles: Italiano, Inglês, Espanhol, Computação.
Todos os professores envolvidos no projeto são voluntários. Os cursos são gratuitos e os alunos reberão, ainda, materias e uniforme.
Com o término dos cursos em novembro, outro período de inscrições se abrirá.
Com duração de um ano, o projeto atenderá 60 idosos. Os que já participaram não poderão se matricular novamente.
O curso, muito mais que o ensino do idoso, é uma forma de estímulo ao raciocínio, exercício e interação.
A responsável pelo projeto é a professora Vanessa Casotti, que já encontra-se elaborando outro projeto voltado, agora, para os deficientes. Uma cartilha está sendo elaborada e uma palestra será realizada em breve.
Está é a segunda turma, ano passado o projeto formou outros 60 idosos.
As inscrições, que tiveram início em janeiro, se encerraram em fevereiro. A turma encontra-se completa, mas há uma lista de espera, se houver alguma desistência o aluno será encaixado.
Referência, espera-se que a cada ano o projeto se aperfeiçoe para que mais pessoas sejam atendidas.
Na seleção de alunos, as pessoas que tiverem mais 60 anos tem preferência.
Como o projeto é todo voluntário, quem tiver interesse em ajudar, patrocinar, é só entrar em contato com a Universidade. Toda ajuda é bem vinda.
Fonte: Redação / Divulgação