27.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de setembro, 2025

UMI – Universidade da Melhor Idade

Educação – 07/03/2013 – 17:03

Daniela Veríssimo e Luana Colognesi, voluntárias e estudantes de Direito da Universidade de Mato Grosso do Sul estiveram na manhã desta quarta feira (06) no Programa Linha Direta com a Notícia da Rádio Caçula para falar sobre o Curso reslizado pela UFMS destinado às pessoas da Terceira Idade.

O curso é um projeto de extensão da Universidade que viabiliza cursos reservados aos idosos. Ao final, haverá diploma e formatura.

Os cursos ministrados não são apenas voltados aos idosos, como também versam sobre os mesmos. Direito dos Idosos, Primeiros Socorros, Cuidados Pessoais, Português e uma Língua Estrangeira são alguns exemplos das matérias estudadas.

O curso, que teve início ontem (06), terá aulas regulares e obrigatórias todas as quartas feiras, das 13h30min as 17h e irá até novembro.

Além desses, outros cursos opcionais serão realizados dependendo da disponibildade do professor. São eles: Italiano, Inglês, Espanhol, Computação.

Todos os professores envolvidos no projeto são voluntários. Os cursos são gratuitos e os alunos reberão, ainda, materias e uniforme.

Com o término dos cursos em novembro, outro período de inscrições se abrirá.

Com duração de um ano, o projeto atenderá 60 idosos. Os que já participaram não poderão se matricular novamente.

O curso, muito mais que o ensino do idoso, é uma forma de estímulo ao raciocínio, exercício e interação.

A responsável pelo projeto é a professora Vanessa Casotti, que já encontra-se elaborando outro projeto voltado, agora, para os deficientes. Uma cartilha está sendo elaborada e uma palestra será realizada em breve.

Está é a segunda turma, ano passado o projeto formou outros 60 idosos.

As inscrições, que tiveram início em janeiro, se encerraram em fevereiro. A turma encontra-se completa, mas há uma lista de espera, se houver alguma desistência o aluno será encaixado.

Referência, espera-se que a cada ano o projeto se aperfeiçoe para que mais pessoas sejam atendidas.

Na seleção de alunos, as pessoas que tiverem mais 60 anos tem preferência.

Como o projeto é todo voluntário, quem tiver interesse em ajudar, patrocinar, é só entrar em contato com a Universidade. Toda ajuda é bem vinda.

Fonte: Redação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...