26.8 C
Três Lagoas
sábado, 19 de julho, 2025

Uma lata de refrigerante tem mais açúcar do que o limite por dia

06/03/2014 – Atualizado em 06/03/2014

Correio Do Estado

As pessoas devem ingerir apenas seis colheres de chá de açúcar por dia, diz Organização Mundial da Saúde

Os chefes de saúde da ONU alertam que tanto adultos quanto crianças devem reduzir sua ingestão média de açúcar para evitar a obesidade, as doenças cardíacas, entre outras patologias.

A quantidade diretriz foi reduzida drasticamente em meio a temores de que o açúcar representa o mesmo perigo para a saúde tal como o tabaco. Graham MacGregor, um cardiologista e ativista da saúde em Londres, disse: “A adição de açúcar é uma parte completamente desnecessária de nossas dietas, contribuindo apenas para a obesidade, diabetes do tipo II e cárie dentária. Nós já sabíamos sobre os riscos do açúcar para a saúde há anos e ainda assim nada de substancial foi feito.”.

“As novas recomendações serão um alerta para o Ministério da Saúde e o Governo para tomarem medidas, forçando a indústria de alimentos a reduzir lentamente a enorme quantidade de açúcar adicionado em suas linhas de produtos.”, reitera Graham.

O número de adultos obesos britânicos deve dobrar, passando de um em quatro para um em dois, em 2050. A Organização Mundial de Saúde da ONU disse que isso está sendo abastecido pelo açúcar escondido em alimentos processados e bebidas, tais como iogurtes, molhos, refrigerantes, sucos e vitaminas.

O consumo de uma única lata de refrigerante já pode ultrapassar o limite diário para uma criança já que, por exemplo, a Coca-Cola possui sete colheres de açúcar em sua composição. Então, certamente, o consumo de bebidas adocicadas deve ser feito com muito cuidado.

Andrew Percy, integrante de um seleto comitê de saúde, afirma: “O que nós precisamos fazer é educar as pessoas sobre o alimento, e colocar a rotulagem adequada dele é importante para isso. Entretanto, no final, as pessoas devem ter a liberdade para fazer suas próprias escolhas.”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições abertas: Senai é parceiro na qualificação mulheres no projeto “Elas Constroem”

O Senai, Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e...

30,4% dos segurados afetados aderiram a acordo com INSS por descontos indevidos

Reembolso a aposentados e pensionistas começa na próxima quinta-feira(24)

Segurança digital: como criar senhas mais fortes para proteger suas contas?

Conforme compartilhamos cada vez mais dados sensíveis na internet, a segurança também deve se tornar uma preocupação maior