Os interessados têm até o dia 5 de maio, próxima segunda-feira, para se inscrever para o processo seletivo de estágio, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O Pró-Estágio oferece 50 vagas para estudantes de graduação de todos os câmpus da instituição, em diferentes áreas de atuação, além da formação de cadastro reserva.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e selecionar a vaga desejada por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). A participação é voltada a alunos com matrícula ativa e frequência regular em cursos de graduação da UFMS, com currículo cadastrado na plataforma Lattes e disponibilidade de 20 horas semanais. Não podem participar estudantes matriculados há mais de seis anos, que cumpram penalidades disciplinares ou que recebam outra bolsa da UFMS (com exceção de auxílios estudantis).
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene da Silva, destaca que o estágio é essencial para a formação dos alunos e contribui para o funcionamento de setores administrativos e acadêmicos da Universidade. “O Programa de Desenvolvimento Profissional da UFMS fortalece a formação dos estudantes ao proporcionar vivências práticas no ambiente da administração pública universitária”, afirma.
As atividades de estágio são presenciais e ocorrem nos períodos matutino, vespertino ou noturno. Os selecionados terão jornada de quatro horas diárias e receberão bolsa mensal de R$ 787,98, além de auxílio-transporte de R$ 10 por dia estagiado.
Entre as áreas de atuação disponíveis, estão bibliotecas, brinquedotecas, museus, centros culturais, setor de saúde e procuradoria da UFMS. As atividades envolvem atendimento ao público, organização de acervos, análise de dados, apoio administrativo e atividades lúdicas.
A seleção será feita com base no histórico escolar do estudante, considerando o coeficiente de rendimento e a carga horária cursada. Em caso de empate, critérios como maior percentual de aproveitamento, menor número de reprovações e maior idade serão utilizados para desempate. O processo também reserva 30% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos, e 10% para pessoas com deficiência.