35 C
Três Lagoas
domingo, 15 de setembro, 2024

UFMS amplia vagas em cursos para pessoas acima de 60 anos

Inscrições devem ser feitas até o dia 6 de agosto; serão ofertadas 60 ações em oito disciplinas na modalidade presencial.

CORREIO DO ESTADO – A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), abriu nesta quinta-feira (1º), a inscrição para idosos com idade acima dos 60 anos referente ao segundo semestre deste ano. Os interessados em participar do programa têm até o dia 6 de agosto para efetuar a inscrição.

São vagas com cursos totalmente gratuitos para os Campus da Cidade Universitária em Campo Grande, Aquidauana, Coxim e Três Lagoas. Conforme divulgado pelo Programa Institucional de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), serão ofertadas às seguintes atividades:

  • Cultura;
  • Esportes;
  • Lazer;
  • Saúde;
  • Tecnologia;
  • Artes e conhecimentos gerais.

Além disso, serão ofertadas 60 ações distintas em oito disciplinas de graduação na modalidade presencial com início no dia 27 de agosto. Segundo a coordenadora da Unapi, Camila Guimarães Polisel, o diferencial está na ampliação do programa.

“Estamos crescendo a cada semestre em número de atividades, de vagas e de inscritos. No segundo semestre de 2023 foram ofertadas 40 atividades diferentes, no primeiro semestre deste ano 50 e agora 60. Entre as novas atividades estão o teatro; jogos para socialização e estimulação cognitiva; rodas de leitura; capoterapia; condicionamento físico e fisioterapia motora e cognitiva”, destacou Polisel e completou:

“Teremos também uma atividade chamada Animais peçonhentos e venenosos, onde os idosos receberão capacitação neste tema para atuarem como multiplicadores nas escolas da rede municipal de Campo Grande. Foram ampliados ainda o número de vagas e de turmas em ações já existentes como hidroginástica, dança de salão e artesanato, entre outras”.

Visando garantir o maior número de pessoas, algumas alterações foram feitas no processo de inscrição. “Vamos limitar a quantidade de atividades que cada candidato pode se inscrever a quatro, mais duas disciplinas isoladas de graduação, dessa forma temos a expectativa de atender um número maior de pessoas e de ter menos listas de espera. No semestre passado tivemos listas bastante significativas”, pontuou.

Saiba como se inscrever

Primeira etapa

  • O interessado pode realizar a primeira etapa por meio do link (https://proece.ufms.br/pre-inscricao-unapi-2024/);
  • Também será possível realizar a inscrição presencial tanto para alunos que já participam do programa quanto novos;
  • O candidato deve preencher o formulário inserindo dados pessoais (Nome, CPF, telefone, e-mail);
  • Informe como ficou sabendo do programa e do processo de inscrição.
Segunda etapa

Nesta etapa, para escolha de atividades, os alunos serão chamados a comparecer no campus selecionado, por ordem da pré-inscrição, entre os dias 14 e 21 de agosto.

Já a publicação da lista de convocados está prevista para ser divulgada no dia 13 de agosto, nas páginas da Unapi, da Pró-Reitoria de ExtensãoCultura e Esporte e no Boletim Oficial

Mais informações

A divulgação da grade de horários, detalhamento do processo seletivo pode ser verificada no edital de abertura clicando aqui.

Para tirar dúvidas, basta ligar no telefone da coordenação (67) 3345-7992 ou pelo e-mail [email protected].

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS é destaque em ranking nacional de liberdade econômica e crescimento do PIB agropecuário

Estado é o 3º colocado no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual e registra a maior alta do PIB do agronegócio entre os estados brasileiros.

Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar crise hídrica

Ministro de Minas e Energia destaca possíveis benefícios ao sistema elétrico e economia com a retomada da medida.

Mutirão da Limpeza chega aos bairros Pq. Osmar Dutra e Jd. Planalto

Ação visa eliminar criadouros de doenças com instalação de caçambas para descarte de materiais inservíveis.