28.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

Turista espanhola morta por elefante na Tailândia: cornaca indiciado

A polícia tailandesa indiciou Theerayut Inthaphudkij, 38, sob a acusação de negligência causando morte, após um elefante sob seus cuidados matar a turista espanhola Blanca Ojanguren García, 22, na semana passada. O incidente ocorreu no Koh Yao Elephant Care Centre, no sul da Tailândia, onde García foi ferida na cabeça enquanto dava banho no elefante. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

A trágica morte reacendeu o debate sobre a indústria do turismo de elefantes na Tailândia, criticada por grupos de direitos dos animais como antiética e perigosa. Especialistas sugerem que o elefante pode ter ficado estressado pela interação constante com os turistas.

Ativistas apontam que práticas como o banho de elefantes interrompem comportamentos naturais de higiene, podendo causar estresse e ferimentos nos animais. Segundo a instituição de caridade World Animal Protection, há cerca de 3.000 elefantes em atrações turísticas na Tailândia.

A Organização para o Tratamento Ético dos Animais (Peta) emitiu um comunicado destacando os riscos para humanos e animais. O vice-presidente sênior da Peta, Jason Baker, afirmou que santuários que permitem a interação direta entre humanos e elefantes não são seguros.

Incidentes similares de negligência envolvendo elefantes e turistas já ocorreram no passado, incluindo um caso em 2017 na cidade de Pattaya, onde um elefante matou um guia turístico chinês e feriu dois turistas.

Blanca Ojanguren García, estudante de direito e relações internacionais na Universidade de Navarra, estava morando em Taiwan como parte de um programa de intercâmbio. Ela e seu namorado haviam chegado à Tailândia em 26 de dezembro de 2024.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, afirmou que o consulado espanhol em Bangkok está prestando assistência à família de García.

Com informações BBC News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Melatonina: o que é, para que serve e os riscos do uso sem prescrição

Uso descontrolado do “hormônio do sono” preocupa médicos e pode gerar efeitos adversos

Alunos conhecem Câmara por dentro e aprendem sobre política

Turmas do 5º ano da Presidente Médici participam de visita guiada ao Legislativo Alunos do 5º ano da Escola Municipal Presidente Médici tiveram, nesta quarta-feira...

Alerta sonoro vai soar ao mesmo tempo nos celulares de Três Lagoas

Teste do Governo Federal vai simular alerta de emergência no dia 27 Na manhã de 27 de setembro, todos os celulares de Três Lagoas vão...