33.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Três partidos em MS são acionados na Justiça por propaganda antecipada

27/07/2016 – Atualizado em 27/07/2016

Por: Marcio Ribeiro com G1

A Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso do Sul (PGE-MS) fiscalizou propaganda partidária de 21 siglas. Segundo a PRE, apenas quatro cumpriram a lei e outros três utilizaram o espaço na televisão para expor pré-candidatos a prefeitos de Campo Grande. A fiscalização resultou em 26 representações.

O PV, PSD e PMDB teriam utilizado o espaço da propaganda partidária para exposição de pré-candidatos a prefeito. A irregularidade infringe a lei eleitoral, que destina o espaço exclusivamente à divulgação de ideias e programas dos partidos, para atrair simpatizantes e filiados.
A reportagem entrou em contato com o presidente regional do PV, Marcelo Bluma, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O presidente regional do PSD, Antônio César de Lacerda, disse que a Justiça Eleitoral já decidiu há uma semana e julgou improcedente a representação.
O presidente regional do PMDB, Júnior Mochi, informou ao G1 que não foi informado da representação.

Das 26 ações ajuizadas pela PRE, seis já foram julgadas totalmente procedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) e três transitaram em julgado. Partidos políticos foram condenados a perda de 73 minutos e 30 segundos de propaganda na televisão.

O PSD e o PMDB e outros 14 partidos respondem pelo descumprimento do percentual de tempo da propaganda partidária que deveria ser reservado para promoção da participação feminina na política. Em 2015, foram destinados 10% e, em 2016, 20%. Segundo a PRE, o que se notou foi uma descaracterização da ação afirmativa de educação política.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.