17.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Três Lagoas terá que adotar novo sistema eletrônico na prestação de contas

22/11/2013 – Atualizado em 22/11/2013

Por: Agora MS

A prestação de contas das prefeituras começa a ser feita, a partir do ano que vem, por meio do sistema online, conforme ficou estabelecido durante reunião ocorrida na quinta-feira (21) entre o diretor Geral de Gestão e Modernização do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Parajara Moraes Alves Júnior, e o presidente do Confaz-M/MS (Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças de Mato Grosso do Sul), Walter Carneiro Júnior.
TCE Municípios começam a prestar contas online a partir de 2014

Presidente do Confaz-M/MS, Walter Carneiro Júnior participou da reunião no TCE – Foto: Chico Ribeiro

Apesar de esse mecanismo ser inédito no Estado, na prática, o TCE apenas readequou a Instrução Normativa nº 35, que estabelece normas visando o envio de documentos a Corte Fiscal.

A decisão do Tribunal de Contas só foi possível graças à reivindicação feita pelo Confaz-M/MS, que justifica a necessidade dessa adequação, notando o grau de dificuldades dos prefeitos no envio dos balancetes pelo modelo convencional.

Em princípio, o sistema só será adotado pelos seis maiores municípios do Estado – Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porá e Naviraí, mas se estenderá a todos a partir de 2016.

O presidente do Confaz-M/MS explicou que o mecanismo será adotado em 2015 pelos municípios acima de 50 mil habitantes e aos demais a partir do exercício financeiro do ano seguinte.

Na prática, as contas dos municípios começarão a tramitar rapidamente, sem precisar que o gestor encaminhe o processo físico para ser digitalizado no setor correspondente do Tribunal, e, posteriormente, siga para tramitação.

A diferença em relação ao modelo convencional é que o gestor nem precisará comparecer ao TCE para protocolizar a documentação. Basta entrar no portal, acessar o sistema e enviar o balancete.

Walter Carneiro Junior avaliou que, além de proporcionar mais celeridade no envio dos balancetes das prefeituras, essa ação conjunta entre o Tribunal e o Confaz-M facilitará de certa forma a vida dos gestores públicos, inclusive acabando com algumas situações em que muitos prefeitos deixam seus mandatos e depois ficam muitos anos devendo explicações ao órgão sob o risco de ficarem inelegíveis.

Ainda segundo o presidente do Confaz-M/MS, a ferramenta desenvolvida, além de agilizar a tramitação dos documentos contábeis, contribuirá com o processo de modernização envolvendo o Tribunal e os órgãos jurisdicionados.

“O Tribunal de Contas tem sido um grande parceiro, sobretudo, pedagógico com os municípios na efetividade de várias ferramentas e normas visando auxiliar o gestor público no encaminhamento das documentações”, destacou Walter Carneiro Júnior, após participar de reunião com os técnicos do órgão relacionada ao Siscont (Sistema de Cadastro Contratual).

Presidente do Confaz-M/MS, Walter Carneiro Júnior participou da reunião no TCE – Foto: Chico Ribeiro

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana