35.2 C
Três Lagoas
domingo, 28 de abril, 2024

Três Lagoas se mobiliza contra o Aedes aegypti em primeira reunião do ano

Na quinta-feira, 29 de fevereiro, o Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti de Três Lagoas realizou sua primeira reunião do ano de 2024. Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a reunião teve como objetivo envolver todos os três-lagoenses na luta contra o mosquito Aedes aegypti, discutindo e debatendo ideias para a contenção do número de casos suspeitos de Dengue no município.

Durante o encontro, diversos temas foram abordados. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da SMS, Adriana, apresentou os dados epidemiológicos do município. A Promoção da Saúde trouxe informações sobre as ações educativas realizadas em órgãos públicos e privados da cidade.

O médico da família e comunidade da VIGEP, Vinícius de Jesus Rodrigues, destacou os treinamentos realizados com os servidores da Prefeitura para aperfeiçoar o atendimento e diagnóstico das doenças relacionadas ao mosquito, pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Humberta Azambuja, coordenadora da Central de Imunização, explicou sobre a aplicabilidade da vacina contra a dengue, agora disponível para adolescentes de 10 a 14 anos.

A presidente do Comitê e coordenadora do setor de Entomologia da SMS alertou sobre os principais locais onde são encontrados focos do mosquito, ressaltando a importância dos cuidados domiciliares. O Plano de Contingência das arboviroses, previamente aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, foi novamente apresentado, recebendo sinalização positiva do Comitê. O objetivo é preparar antecipadamente o combate a eventuais epidemias de transmissão desses insetos, visando reduzir o impacto na população.

O planejamento será enviado à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Alcides Ferreira, coordenador do setor de Endemias, explicou sobre as atividades de controle realizadas na cidade.

A reunião contou com a participação de diversos órgãos e entidades, incluindo Defesa Civil, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmara Municipal, Conselho Municipal De Saúde, União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), Sindicato Rural, Rotary clube Cidade das Águas, Coordenadoria Regional de Educação (CRE12), Polícia Militar, Núcleo Regional de Saúde do Estado, Hospital Auxiliadora, Suzano, Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Três Lagoas (SSPM), Fórum dos Usuários e Usuárias do Sistema Único de Saúde (FUSUS).  E pela Administração Municipal, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e pela SMS Diretoria de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, Endemias, Entomologia, Promoção da Saúde, NEPS, Imunização e Saúde Coletiva.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

FAKE NEWS: Radialista é dado como morto em Três Lagoas

Na noite deste sábado (27), o radialista do grupo de Comunicação Caçula FM, Benê Soares, foi vítima de uma 'fake news' em Três Lagoas. Informações...

Domingo tem previsão de sol e probabilidade de chuvas no Centro-Oeste de MS

Com temperaturas acima da média e baixa umidade relativa do ar, este domingo (28) encerra a semana com previsão de sol e pouca nebulosidade...

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais A ex-empregada doméstica Marinete Silva, de 43 anos de idade, trabalha hoje como...