35.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Três Lagoas reforça fiscalização e alerta contra risco de bebidas com metanol

Mesmo sem casos registrados, Vigilância Sanitária intensifica ações e orienta população e comércio sobre prevenção

Diante dos recentes casos registrados em todo o país de bebidas falsificadas ou adulteradas com metanol, a Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas emitiu um alerta à população e ao comércio local. Embora o município não tenha registrado nenhum caso de intoxicação, a medida visa reforçar a prevenção e garantir a segurança dos consumidores.

O metanol é uma substância altamente tóxica que, mesmo em pequenas quantidades, pode causar graves danos à saúde, como cegueira, insuficiência renal e até a morte.

Com o objetivo de evitar que ocorrências semelhantes cheguem à cidade, as equipes da VISA estão intensificando as ações de fiscalização, com foco em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.

Segundo o órgão, as inspeções podem resultar em interdição parcial ou total dos locais fiscalizados, conforme previsto no Código de Posturas Municipal (Lei nº 699/1985) e no Código Sanitário do Estado de Mato Grosso do Sul (Lei nº 1.293/1992).

“É importante ressaltar que, até o momento, Três Lagoas não registrou nenhum caso suspeito de intoxicação por metanol. Estamos nos antecipando para manter esse cenário de segurança”, destacou a coordenadora da VISA, Elaine Prudêncio.

Orientações à população

A Vigilância Sanitária orienta que bebidas alcoólicas sejam adquiridas apenas em estabelecimentos legalizados, com rótulos e lacres de segurança intactos. É fundamental evitar o consumo de produtos de origem desconhecida, especialmente aqueles vendidos a granel ou sem identificação.
“Desconfie de preços muito abaixo do mercado, lacres danificados ou rótulos de baixa qualidade”, reforçou Prudêncio.

Sinais e sintomas de intoxicação

A intoxicação por metanol é grave e requer atendimento médico imediato. Os sintomas podem aparecer até seis horas após a ingestão e incluem dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, fraqueza e visão turva.
Nos casos mais severos, o quadro pode evoluir para cegueira, dificuldade respiratória, confusão mental, convulsões e perda de consciência.

Orientações aos estabelecimentos

A VISA reforça que os estabelecimentos devem comprar bebidas apenas de fornecedores regularizados, com documentação fiscal em dia e armazenar os produtos corretamente, conforme as normas de higiene e segurança alimentar.

Caso seja identificado algum produto suspeito, a venda deve ser interrompida imediatamente, e o fato comunicado à Vigilância Sanitária. Além disso, é importante manter as notas fiscais e embalagens originais como comprovação da origem e qualidade dos produtos.

Denúncias

Em caso de suspeita de adulteração ou irregularidades, a população pode acionar a Vigilância Sanitária de Três Lagoas pelo telefone (67) 9142-3122.

Com informações: Assessoria de comunicação da prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...

Fraudes no INSS e crime organizado dominam investigações do Congresso em 2025

CPMIs e CPIs avançam sobre descontos ilegais de aposentados, esquemas bilionários e a atuação de facções no Estado As fraudes no Instituto Nacional do Seguro...