31.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 5 de fevereiro, 2026

Três Lagoas recebe III Ação Fiscal contra discriminação da mulher no trabalho

Evento integra o III Colóquio Diálogo Social e ira debater a igualdade de oportunidades e enfrentamento à violência de gênero

Três Lagoas será sede, no dia 12 de fevereiro, da III Ação Fiscal – Discriminação da Mulher no Trabalho, iniciativa que integra o III Colóquio: Diálogo Social – A Visibilidade do Trabalho Feminino. O evento é promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A programação acontece das 8h às 11h30, no Auditório I (maior) da UFMS – Campus II, localizado na Avenida Ranulpho Marques Leal, nº 3.484, no Distrito Industrial II. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O colóquio contará com a participação de uma rede de proteção trabalhista, formada por auditores-fiscais do Trabalho, magistrada da Justiça do Trabalho e convidados, que irão discutir temas como discriminação da mulher no ambiente profissional, assédio, violência de gênero e políticas públicas de enfrentamento, além da promoção da igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Durante o encontro, serão realizadas palestras e painéis temáticos, ampliando o diálogo entre instituições, profissionais e a sociedade civil organizada, com foco na valorização do trabalho feminino e no combate às desigualdades estruturais.

Palestrantes confirmados

NomeAtuação / Tema
Pricila de Abreu CarvalhoAuditora-fiscal do Trabalho da SRTb/MS. Apresentará o projeto da Inspeção do Trabalho de combate à discriminação, ao assédio e à violência, além da promoção da igualdade de oportunidades.
Beatriz Maki Shinzato CapuchoJuíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Três Lagoas. Abordará causas recorrentes de ações judiciais sobre discriminação da mulher no trabalho e seus impactos.
Marcelo Nantes de OliveiraAuditor-fiscal do Trabalho e chefe do setor de Multas e Recursos em MS. Falará sobre o sistema de comunicação eletrônica entre a auditoria-fiscal e empregadores.
Dra. Laura Achilles NunesConselheira e coordenadora da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da OAB – Subseção Três Lagoas.
Dra. Vivian de Jesus Correia e SilvaPsicóloga do Centro Especializado de Reabilitação (CER) e da APAE.
Cidolina de Fátima da Silva SouzaPresidente do Movimento de Luta das Mulheres Negras de Três Lagoas.
Paula MartinellyCoordenadora da ATGLT e membro do Conselho Municipal da Diversidade Sexual.
Chanceler Roberto RabelatiAdvogado.
Kaelly Virginia de Oliveira SaraivaProfessora da UFMS, nos cursos de Medicina e Enfermagem.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hemosul de Três Lagoas convoca doadores de sangue tipo O positivo

Estoque está em nível crítico e unidade reforça importância da doação para garantir atendimento a pacientes

Investidores europeus visitam Parque do Pombo e conhecem áreas preservadas do Cerrado em Três Lagoas

Agenda ambiental apresentou formações do bioma cerrado e destacou ações de preservação e restauração ecológica no município

El Niño eleva risco de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul em 2026

Fenômeno climático deve intensificar calor e irregularidade das chuvas, aumentando a ameaça ao Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica A influência do fenômeno climático El Niño...