17.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 4 de agosto, 2025

Três Lagoas recebe estreia de filme produzido com talentos locais e apoio da Prefeitura

A produção três-lagoense “Ponto Final”, curta-metragem dirigido por Cadu Xavier, será lançada na próxima terça-feira (18), com duas sessões gratuitas no anfiteatro do SEST/SENAT, às 19h e 20h. O filme recebeu incentivo da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo.

O projeto foi um dos contemplados no edital de fomento à cultura lançado em 2024, que selecionou iniciativas em diversas categorias, entre elas clipes musicais, cineclubes e curtas-metragens de novos produtores. Com gravações realizadas em fevereiro de 2025, “Ponto Final” estreia na semana do aniversário de 110 anos da cidade, conforme destacou o diretor.

— “Como prometido desde o início, quis apresentar o filme nessa semana em que comemoramos os 110 anos de Três Lagoas, para agradecer à cidade pelo incentivo e oportunidade que me deram de realizar meu primeiro trabalho no audiovisual” — disse Cadu Xavier.

Enredo e temática

“Ponto Final” narra a história de Pedro, um homem impulsivo que, após ser traído por seu grande amor, Beto, decide romper definitivamente com o passado. A trama aborda temas sensíveis e atuais como a violência doméstica, relações LGBTQIAPN+ e o enfrentamento das emoções humanas. Além da narrativa envolvente, o filme valoriza cenários e contextos diversos da cidade de Três Lagoas.

Acesso e bastidores

Embora as sessões sejam gratuitas, a entrada será limitada por capacidade do espaço. Para garantir o nome na lista, é necessário entrar em contato com o diretor pelo WhatsApp: (67) 98444-6669. Os bastidores da produção e mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do curta: @pontofinal.curta.

Com um orçamento de pouco mais de R$ 20 mil, o projeto envolveu cerca de 50 pessoas entre equipe técnica, elenco e figurantes — com prioridade para profissionais locais e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+. A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que destina R$ 3,8 bilhões para ações culturais em todo o Brasil, com foco na recuperação do setor após os impactos da pandemia.

Contrapartida e acessibilidade

A exibição marcada para o dia 18 não representa a entrega final do projeto. Como parte da contrapartida social, a equipe ainda oferecerá dois cursos gratuitos voltados ao audiovisual — um de atuação e outro de criação de roteiros. O curta também passará por adaptações para garantir acessibilidade, incluindo recursos como audiodescrição, legendas e tradução em Libras. Uma nova exibição será realizada após essas adequações.

FICHA TÉCNICA
Direção e Roteiro: Cadu Xavier
Produção Executiva: Lucas Spirandeli
Direção de Fotografia: Gustavo Suckel Camargo
Direção de Arte: Pâmela Karine
Assistência de Produção: Bia Segantini
Figurino e Maquiagem: Wagner Pincela
Técnica de Som: Gabi Teodoro
Assistente de Som: Caleb Luís
Contrarregra: Márcio Winter
Still e Making Of: Gabi Alves
Assessoria Jurídica: Millena Peruchi
Assistente de Fotografia: Juliene Torrano

Com informações Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Frente fria avança sobre MS e muda o tempo em Três Lagoas nesta segunda

Previsão indica aumento de nebulosidade, possibilidade de chuvas e ventos de até 60 km/h na região do bolsão

Manifestação pró-Bolsonaro reúne apoiadores em Três Lagoas neste domingo

Protesto do movimento “Reaja Brasil” aconteceu em frente à antiga estação ferroviária e contou com críticas ao governo federal e ao STF Na manhã deste...

Celular no chuveiro? Saiba os riscos e por que evitar o hábito

Vapor e umidade afetam componentes internos, mesmo em aparelhos com resistência à água O hábito comum de levar o celular para o banho pode trazer...