34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Três Lagoas intensifica combate ao cigarro eletrônico no Dia Mundial sem Tabaco

Neste sábado (31), Dia Mundial sem Tabaco, Três Lagoas reforça os esforços para combater o uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes, especialmente entre os jovens. Embora a venda desses dispositivos seja proibida no Brasil desde 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumo continua a crescer, representando um desafio significativo para a saúde pública local.

Em novembro de 2024, uma operação conjunta entre a Vigilância Sanitária Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o PROCON de Três Lagoas resultou na apreensão de mais de 200 unidades de cigarros eletrônicos em estabelecimentos da cidade. Os produtos apreendidos continham nicotina em diferentes concentrações e substâncias químicas prejudiciais à saúde, como aditivos e sabores artificiais .

Além das ações de fiscalização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), implementou o “Protocolo de 5 Passos” para combater a comercialização de cigarros eletrônicos. Esse protocolo inclui medidas de fiscalização, educação preventiva e promoção da saúde, com foco na conscientização dos jovens sobre os riscos associados ao uso desses dispositivos .

Dados da Anvisa indicam que 14,9% dos jovens de 18 a 24 anos em Mato Grosso do Sul utilizam cigarros eletrônicos, colocando o estado como o segundo com maior índice de consumo no país. Esse aumento preocupante destaca a necessidade de ações contínuas para proteger a saúde da população jovem.

Especialistas alertam que, além dos riscos conhecidos do tabagismo tradicional, os cigarros eletrônicos podem causar dependência de nicotina e danos ao sistema respiratório e cardiovascular. A comercialização ilegal desses produtos também representa um desafio adicional para as autoridades de saúde pública.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS lidera negociações coletivas com cláusulas voltadas a pessoas com deficiência

Levantamento do Dieese aponta Estado acima da média nacional em acordos que tratam da inclusão no mercado de trabalho Mato Grosso do Sul se destaca...

Rodovias próximas a Três Lagoas estão entre as piores do Estado, aponta relatório da CNT

Trecho entre Selvíria e São Paulo é o pior avaliado

Comissão aprova gratuidade de Justiça para pessoas com câncer, deficiência e autismo

Projeto garante acesso ao benefício independentemente de comprovação de renda e segue em análise na Câmara A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos...