Frente com pancadas de chuva e ventos fortes pode atingir a região entre o fim da tarde e a manhã de terça-feira
A segunda-feira (6) começou com calor intenso e clima seco em Três Lagoas e região, mas o cenário pode mudar nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de chuvas intensas com grau de severidade “perigo potencial”, válido entre 18h de hoje e 10h de terça-feira (7). A cidade está dentro da área de abrangência do alerta.
Segundo o instituto, o aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O INMET orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e raios, e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas de publicidade. Também é recomendado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em casos de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
VIRADA NO TEMPO
Antes da chegada da frente de instabilidade, o tempo permanece firme, com sol forte, céu limpo e baixa umidade. A cidade deve registrar uma das temperaturas mais altas da semana, com máxima de até 39 °C nesta segunda, segundo o Climatempo. A mínima ficou em torno de 24 °C nas primeiras horas do dia.
A umidade relativa do ar, especialmente nas horas mais quentes da tarde, pode cair para níveis críticos, inferiores a 30%, o que representa risco à saúde, segundo parâmetros do próprio INMET. Em dias como este, recomenda-se reforçar a hidratação, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes e ficar atento a sintomas de desconforto respiratório e ressecamento.
Uma massa de ar seco e estável atua sobre grande parte do Mato Grosso do Sul, inibindo a formação de nuvens carregadas e mantendo o padrão de tempo seco e quente que marcou o início de outubro na região.
Previsão para os próximos dias indica alívio gradual para terça-feira (7), com a chegada da frente de instabilidade, a previsão aponta queda leve nas temperaturas máximas, que devem ficar em torno dos 33 °C, mas o tempo segue abafado e com sensação de calor.
A partir de quarta-feira (8), há tendência de aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas isoladas de chuva durante as tardes, principalmente nas áreas mais quentes do município. Os modelos do CPTEC/INPE e do CEMTEC/MS indicam um possível retorno gradual da umidade e das chuvas, embora ainda com distribuição irregular.
ORIENTAÇÕES
Com o aumento do risco climático, autoridades reforçam a importância de seguir medidas preventivas:
- Evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
- Manter-se hidratado e em ambientes ventilados;
- Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios;
- Em caso de chuvas com ventos, evitar áreas de risco e seguir orientações da Defesa Civil.
A situação será monitorada pelas equipes de defesa e emergência nos municípios afetados. A qualquer sinal de agravamento, novos alertas podem ser emitidos.