23.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026

Três Lagoas: elevação da comarca e instalação do Cejusc será nesta sexta-feira (06)

03/11/2015 – Atualizado em 03/11/2015

Por: Marília Capellini – Coord. Imprensa TJMS

Nesta sexta-feira (06), às 9 horas, no prédio do Fórum de Três Lagoas, será realizada a solenidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Este será o terceiro dos cinco centros que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJMS implantará em comarcas do interior. Os primeiros centros foram instalados nas comarcas de Corumbá e Naviraí e serão instalados ainda em 2015 nas comarcas de Dourados e Ponta Porã.

Para que se entenda melhor a razão da criação do Cejusc é necessário lembrar que os métodos consensuais de solução de conflitos não devem substituir a sentença, contudo, em alguns casos, irão pacificar conflitos que não terminariam com a decisão do juiz.

Após a instalação do Cejusc, às 10 horas, os desembargadores do Tribunal Pleno reúnem-se na Câmara Municipal para uma sessão solene em que a comarca de Três Lagoas será elevada a entrância especial.

A proposta de elevação foi aprovada no Órgão Especial no dia 19 de agosto e na Assembleia Legislativa, por meio do Projeto de Lei 246/2015, no dia 10 de setembro.

A comarca de Três Lagoas foi criada por meio da Lei nº 754, de 17 de junho de 1918. No dia de 30 de janeiro de 1946, o decreto nº 749 a tornou de primeira entrância e, em de 28 de abril de 1964, com a edição da Lei nº 2.152, torna-se comarca de segunda entrância. A comarca de Três Lagoas compreende os municípios de Três Lagoas e Selvíria e os distritos de Arapuá e Garcias.

No Código de Divisão e Organização Judiciária (CODJ), as comarcas são classificadas em razão do movimento forense, da densidade demográfica, rendas públicas, meios de transporte, situação geográfica, extensão territorial e outros fatores socioeconômicos de relevância. Em MS, das 52 comarcas apenas Campo Grande e Dourados eram de entrância especial. Com a elevação de Três Lagoas serão quatro comarcas de entrância especial: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

Um dado curioso: quando o Estado de Mato Grosso do Sul foi instalado, em 1979, apenas Campo Grande era entrância especial. Dourados foi elevada de segunda entrância para entrância especial no dia 6 de janeiro de 1989, e desde então não havia mais elevações. Corumbá foi elevada no dia 18 de setembro.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PGE lança ‘Manual de Conduta Eleitoral 2026’ com orientações a gestores públicos

Conforme o documento, apresentado na Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o manual foi elaborado para apoiar os agentes públicos em suas áreas de atuação, com base em doutrina, jurisprudência e manifestações administrativas consolidadas.

Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue

Primeiro município a receber a nova unidade móvel da Rede Hemosul, Ribas do Rio Pardo abriu o cronograma itinerante de coletas em MS

Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro

O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital.