26.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 8 de dezembro, 2025

Três Lagoas desponta como polo de desenvolvimento no Vale da Celulose, segundo titular da SEMADESC

Jaime Verruck destaca oportunidades de investimento e projetos de infraestrutura na região.

Três Lagoas e os municípios vizinhos, como Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Bataguassu, estão consolidando sua posição como polos estratégicos de desenvolvimento no Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Rádio Caçula durante a inauguração da fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo nesta quinta-feira, 05, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou as oportunidades de investimento e os projetos que prometem alavancar a economia local.

De acordo com Verruck, a valorização das terras na região é um reflexo direto do interesse crescente dos investidores. “Quem tinha terra dobrou seu patrimônio nos últimos oito anos. Há fundos de investimento adquirindo terrenos para locação, o que representa uma grande oportunidade de negócios”, afirmou.

Além da expansão do setor de celulose, que segue como carro-chefe da economia regional, o secretário enfatizou o potencial da citricultura. Hoje, a área plantada na região alcança 30 mil hectares, com uma meta ousada de chegar a 100 mil hectares em municípios como Três Lagoas, Brasilândia e Paranaíba. “Esse projeto traz diversificação e geração de renda, sem competir com o eucalipto, mas complementando o desenvolvimento agroindustrial”, explicou.

Outro destaque é a intensificação da pecuária por meio de projetos de irrigação. “Quem permanecer na pecuária nessa região precisará se intensificar. Recentemente, fechamos um projeto de 100 pivôs para irrigar pastos, o que mostra o potencial de inovação no setor”, comentou Verruck.

Logística e Exportação: Melhorias à Vista

A logística para escoamento da produção também é foco de melhorias. Atualmente, a celulose e outros produtos saem da região por rodovias até transbordos ferroviários em Aparecida do Taboado e Inocência. Porém, Verruck destacou a necessidade de revitalizar a Malha Oeste e construir uma nova ferrovia ligando Campo Grande a Três Lagoas, com extensão até Aparecida do Taboado.

“Essa ferrovia reduzirá o tráfego de caminhões e aumentará a competitividade da região no mercado internacional. O projeto já está bem delineado e será fundamental para o crescimento sustentável do Vale da Celulose”, concluiu o secretário.

Com projetos voltados para infraestrutura, diversificação agrícola e fortalecimento industrial, Três Lagoas e os municípios vizinhos seguem atraindo investidores e consolidando sua posição como uma das regiões mais promissoras do Mato Grosso do Sul.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Diretor do Hospital Auxiliadora de Três Lagoas fala sobre preparação da 7ª Costelada Beneficente

Marco Calderon reforçou que evento, à ser realizado neste sábado, 13, arrecadará recursos para compra de poltronas destinadas aos acompanhantes de pacientes do SUS.

Mara Caseiro destaca compromisso com Três Lagoas e projeta candidatura à Câmara Federal

Deputada estadual afirmou que pretende migrar para o PL, reforçou pautas defendidas no Estado e elogiou o trabalho da vice-prefeita Vera Helena e das lideranças locais em entrevista à Toninha Campos.

Foragido é preso após tentar fugir da Rádio Patrulha na Vila Piloto

Suspeito de 35 anos tentou se esconder em residência, porém acabou sendo detido.