Comitê municipal encerra 2025 com dados epidemiológicos e resultados das campanhas de prevenção
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o último encontro do ano do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, ocasião em que foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas em 2025 no enfrentamento à dengue, zika e chikungunya.
O relatório epidemiológico revelou 1.810 casos notificados e 451 confirmações ao longo do ano, com circulação dos sorotipos DENV-1, DENV-2 e DENV-3. O levantamento destacou ainda o trabalho das equipes de Endemias, que realizaram mais de 372 mil visitas domiciliares e mutirões de limpeza que resultaram na retirada de 2.317 toneladas de materiais. Também foram recolhidos 5.595 pneus considerados potenciais criadouros do mosquito.
As ações de bloqueio abrangeram mais de 1.600 quarteirões borrifados para interrupção da transmissão viral. Na imunização, o município registrou 93 por cento de cobertura da primeira dose da vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Paralelamente, foram instaladas 6.028 ovitrampas que permitiram o monitoramento de mais de 134 mil ovos ao longo do ano.
A área de Promoção da Saúde reforçou a mobilização da comunidade com atividades educativas, blitz informativas, divulgação dos resultados do LIRAa e a realização do Dia D Municipal de Combate às Arboviroses. O comitê encerrou o ano ressaltando que o enfrentamento ao Aedes aegypti requer continuidade, união entre poder público e população e atenção redobrada para evitar novos surtos em 2026.
com informações Prefeitura de Três Lagoas


