16.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Traficantes usavam sistema de campainhas

Geral – 13/03/2012 – 07:03

Força de pacificação descobriu por acaso o equipamento em poste na Vila Cruzeiro

Para escapar do patrulhamento feito pelos militares da Força de Pacificação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, os traficantes que ainda insistem em permanecer na região apostaram na criatividade. O Exército descobriu, na última sexta-feira (9), um sistema de monitoramento feito por campainhas para alertar os criminosos sobre a aproximação das tropas.

Na sexta-feira e no sábado (10), os militares apreenderam interruptores, campainhas e cerca 600 metros de fios, que eram usados em diferentes becos da Vila Cruzeiro, como conta o coronel Fernando Fantazzini, relações-públicas da Força de pacificação:

  • Percebemos uma pessoa tocando em alguma coisa no poste. Quando nos aproximamos, o suspeito fugiu. Encontramos o interruptor no poste e seguimos 300 m de fios até encontrar a campainha. Vimos, então, que era um dispositivo criado pelo tráfico para escapar da nossa repressão. Eles percebem a nossa presença a 300 m e têm tempo de escapar.

Esse sistema substitui o ruído de morteiros, antes usados como alerta, e não pode ser monitorado como os rádios-transmissores. Já que é um barulho comum, como a campainha de uma casa, acaba não chamando a atenção.

O oficial explicou ainda que, além dos sinais sonoros, há também um sistema de luzes usado à noite pelos traficantes.

  • Nos becos em que a gente incursiona, percebemos que as luzes dos postes ficam piscando, de acordo com a aproximação dos militares. Vistoriamos os postes, mas não conseguimos encontrar o dispositivo. Acreditamos que algumas pessoas avisem os traficantes de dentro de suas casas e façam as luzes piscarem.

Além do material apreendido nos postes, os militares também recolheram nove morteiros e bombas de fabricação artesanal, sábado, na Vila Cruzeiro. Uma das bombas tinha bolas de gude e lâminas de barbear junto com pólvora para que, durante a explosão, provocasse ferimentos graves.

Fonte: R7 / Marcelo Bastos/R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista sem habilitação causa colisão frontal na BR-262 em Três Lagoas; dois ficam feridos

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta foi registrado na madrugada do último sábado (12), por volta das 3h43, na...

Mutirão revê mais de 7 mil processos em MS após decisão do STF sobre porte de maconha

O mutirão nacional "Pena Justa", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está reavaliando 7.259 processos criminais e de execução penal em Mato Grosso...

Interno é encontrado morto com bilhete de despedida em cela disciplinar da Colônia Penal de Três Lagoas

Um detento da Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, localizada no bairro Vila dos Ferroviários, em Três Lagoas (MS), foi encontrado morto...