Devoção aos santos “médicos” e a alegria dos Ibejis movem fiéis na cidade, com a tradicional distribuição de guloseimas e pedidos de cura e proteção.
O dia 27 de setembro é uma data especial no calendário religioso brasileiro, marcada pela celebração de Cosme e Damião, santos que, em vida, foram médicos e se notabilizaram por realizar a caridade, especialmente para as crianças. A devoção a eles transcende as fronteiras religiosas, sendo um dia de memória, ancestralidade e, claro, muitos doces.
Em Três Lagoas, essa tradição se mantém viva e pulsante. Conversamos com Dona Dovanir, proprietária de uma loja de artigos religiosos na cidade, que compartilhou a importância dessa data.
Para Dona Dovanir, os gêmeos, após seu falecimento, se tornaram santos e passaram a fazer “caridade para as crianças”, o que explica a comemoração com festas, doces e a alegria infantil. Mas a fé vai além: “Se você tiver alguma coisa, sim, muito necessitada em sua vida, e você fazer um pedido para Cosme e Damião, com bastante fé, acender uma velinha rosa e azul, Cosme e Damião vai te ouvir e vai te ajudar você a resolver a sua situação”, garante a devota.

Foto: Vinícius Leal
Devoção Local e a Festa da Caridade
A procura por artigos religiosos ligados aos santos é grande em Três Lagoas. Dona Dovanir confirma que muitos fiéis buscam as velas rosa e azul, imagens e orientações sobre como fazer seus pedidos.
Na sua casa, a tradição é levada a sério, com a realização de uma grande festa para as crianças. Este ano, a celebração foi adiantada para o dia 13 de setembro, mas manteve o formato grandioso e caridoso. A festa começa com pratos quentes, como cachorro-quente ou macarronada, sendo esta última temperada com frango, pois, segundo a crença da casa, os santos não apreciam carne moída, que é chamada de “boi ralado”.
Em seguida, vêm os aguardados refrigerantes e doces à vontade, além do tradicional aparador de frutas, onde as pessoas podem levar as frutas de sacola para casa. Segundo Dona Dovanir, a celebração, que ocorreu no Templo da Sigana Rosita, na Rua Juleide Pérez Sabox, 62, no Interlagos, reuniu cerca de 120 a 130 pessoas, demonstrando a força da fé na região.
Cura, Proteção e Contato
A leveza e a alegria da data, com a distribuição de afeto e guloseimas, servem como um lembrete da necessidade de cura e solidariedade.
Dona Dovanir, também conhecida como Dovanir de Oxalá, se coloca à disposição para aqueles que desejam saber mais sobre a religião, conhecer a história de Cosme e Damião, ou buscar artigos religiosos para proteção e cura no dia a dia.
Para quem busca orientação ou mais informações, o contato é pelo número: (67) 99320-8023.