33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Trabalhar menos pode salvar o mundo

Geral – 21/04/2013 – 13:04

Se animou com a ideia? Pesquisadores do Centro de Pesquisa Econômica e Política dos Estados Unidos também. E não é por preguiça. É pelo meio ambiente: trabalhar menos pode reduzir o aquecimento global.

Mas isso, infelizmente, não quer dizer que você deveria trabalhar só 4 dias por semana. Segundo a pesquisa americana, diminuir 0,5% da jornada de trabalho anual seria suficiente para fazer o aquecimento global cair pela metade até o fim deste século. Isso significa que, caso você trabalhe 40 horas por semana, deveria reduzir apenas 12 míseros minutos de expediente por dia.

Para chegar ao cálculo, os americanos usaram dados de outros estudos. E, de acordo com eles, o acréscimo de 1% no horário de trabalho aumenta em 1,5% as emissões de gases de Efeito Estufa. É que durante o expediente, geralmente, utilizamos mais eletricidade e gasolina (pense na quantidade de ar condicionado e computadores ligados no prédio de uma grande empresa). Logo, um bom jeito de proteger o mundo contra mudanças climáticas é aumentar os dias de folga.

Ah, aliás, eles até acham que a redução na carga horária de trabalho faria bem, já que um descanso extra pode aumentar a produtividade.

Conta essa pro seu chefe.

Crédito da foto: flickr.com/jeezny

Fonte: Revista Super Interessante

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS prevê até R$ 950 milhões em investimentos municipais

Aporte reforça estratégia estadual de desenvolvimento local e geração de empregos nas 79 cidades sul-mato-grossenses

Hospital Regional realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia em Mato Grosso do Sul

Procedimento marca avanço tecnológico e melhora na recuperação dos pacientes da rede pública estadual

OAB-MS move ação civil pública e cobra responsabilidade de empresas sobre golpe do “falso advogado”

Secretário-geral e corregedor da OAB-MS, Luiz René Gonçalves do Amaral destacou que MS já registrou mais de 1,200 denúncias do golpe e defendeu a criação de mecanismos rápidos para derrubar perfis falsos e proteger a população.