34.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de dezembro, 2025

Tilápia poderá integrar merenda escolar e alimentação da Segurança Pública em MS

Projeto de lei apresentado por Hashioka quer ampliar oferta de proteína e fortalecer piscicultura local

O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou um projeto de lei que inclui a tilápia como opção de proteína animal nas aquisições públicas destinadas à alimentação escolar e às refeições dos servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul. A proposta foi lida durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25).

De acordo com o texto, a compra do pescado deverá levar em conta a disponibilidade no mercado local e regional, priorizando produtores, cooperativas e agroindústrias instaladas no Estado. A medida também precisa atender normas nutricionais e sanitárias, viabilidade econômica e regras de licitações da administração pública.

Hashioka destaca que a tilápia é uma proteína de alto valor biológico, adequada para cardápios escolares e refeições institucionais. Para ele, além de melhorar a qualidade nutricional dos estudantes e servidores, a iniciativa fortalece a economia local ao garantir uma demanda estável para piscicultores.

O parlamentar lembra ainda que o Plano Pro-Peixe, do Governo do Estado, tem a tilápia como foco principal e impulsiona o aumento da produção. Mato Grosso do Sul está entre os cinco maiores produtores da espécie no país, representando 97,6% da produção aquícola estadual em 2024, com expectativa de crescimento até o fim de 2025.

Segundo Hashioka, a proposta coloca o Estado em uma situação de “ganha-ganha”: incentiva a piscicultura, assegura proteína de qualidade à população atendida pela rede pública e contribui para a sustentabilidade econômica regional.

O projeto agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa.

com informações agência ALEMS.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Quina: concurso de segunda-feira não tem ganhadores na faixa principal

Mais de 75 mil apostas foram premiadas; próximo sorteio pode pagar R$ 3,2 milhões A Quina realizou na noite desta segunda-feira (1º) o concurso 6891,...

UFMS realiza ‘Aulão de Véspera’ nesta quinta para candidatos do Vestibular e PASSE

Evento gratuito reforça revisão final antes das provas que serão aplicadas nos próximos dois domingos A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove,...

Brasil inicia distribuição da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório

Imunização de gestantes pretende proteger recém-nascidos e reduzir internações por bronquiolite O Ministério da Saúde começou, nesta terça-feira , a distribuição nacional do primeiro lote...