Um alerta, enviado na madrugada dessa sexta-feira (14), apavorou todos os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ao informar sobre um suposto terremoto na região de Ubatuba, no litoral paulista. A mensagem, enviada pelo sistema operacional Android, relatava um tremor de magnitude 5,5, com epicentro a 198,6 km da costa. No entanto, o aviso era falso.
Após a confusão, o Google anunciou que desativou temporariamente seu sistema de alertas de terremotos no Brasil. A empresa explicou que está investigando a falha que gerou o incidente e pediu desculpas pela situação.
De acordo com a companhia, o sistema de alertas do Google não substitui os órgãos oficiais, como a Defesa Civil, e utiliza dados dos acelerômetros dos celulares para detectar possíveis terremotos. Essas informações são enviadas ao servidor do Google para análise. A empresa ainda não forneceu um prazo para concluir as investigações ou retomar o serviço, mas afirmou que usará o incidente para melhorar o sistema.
Após o envio das mensagens, as autoridades brasileiras rapidamente se manifestaram, desmentindo qualquer ocorrência de terremoto. A Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não houve registros de abalos sísmicos no estado, e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) também confirmou a ausência de qualquer tremor na região.