23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de novembro, 2025

Tecnologia nacional oferece alternativa a próteses importadas no tratamento de infecções

Um projeto inovador desenvolvido por pesquisadores do Paraná pode transformar o tratamento de infecções em pacientes que utilizam próteses articulares. A equipe criou uma prótese biodegradável produzida por impressora 3D, com polímero plástico que pode ser associado a antibióticos, oferecendo uma alternativa mais acessível e eficaz aos modelos importados.

O dispositivo já foi testado em 15 pacientes com infecção no quadril, no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, com resultados preliminares positivos. A prótese temporária permite que o paciente continue se locomovendo durante o tratamento e ajuda a combater a infecção diretamente no local, o que evita complicações como dor crônica, retração muscular e novas infecções.

Segundo o coordenador do projeto, professor Felipe Francisco Tuon, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Sistema Único de Saúde (SUS) não dispõe atualmente de uma prótese temporária com antibiótico de baixo custo. “As que existem são importadas e muito caras”, afirma.

Nos casos de infecção, o paciente normalmente precisa retirar a prótese de titânio e passar seis meses sem substituto, o que causa dor e limitações severas. A nova tecnologia preenche esse período crítico, melhorando a qualidade de vida e aumentando as chances de recuperação.

Outro destaque do projeto é a capacidade de personalização das próteses, que podem ser feitas sob medida com base em tomografias, além da possibilidade de produção em escala para hospitais públicos. Com investimento de R$ 3 milhões do CNPq, um novo centro de impressão 3D está sendo montado para ampliar a distribuição das próteses à rede pública de saúde em todo o país.

A próxima fase da pesquisa inclui testes em próteses de joelho e ombro, previstos para o próximo ano. “Nosso objetivo é oferecer essas próteses para todos os hospitais que queiram participar do projeto”, afirma Tuon. “Temos estrutura e material para produzir por anos.”

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026