33 C
Três Lagoas
sábado, 2 de agosto, 2025

Tabu, desinformação causa baixa adesão da vacina contra HPV

Imunizante previne a transmissão de vírus que causa câncer de útero, de pênis, de garganta e de reto

Apenas 7% do público alvo da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) de Campo Grande foi imunizado até o momento neste ano. O percentual é o mesmo registrado no mesmo período do ano passado, conforme o levantamento da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde)

Em todo o país são mais de 20 milhões de adolescentes aptos a receber as doses. Em Mato Grosso do Sul, a meta do Ministério da Saúde era vacinar 116,5 mil meninas de 9 a 14 anos e 140,4 mil meninos de 11 a 14 anos.

Mas o cenário é o mesmo em todos os outros países. Pais, mães, ou responsáveis, deixam de levar as crianças para vacinar. Vale ressaltar, que o Brasil investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas que garantem a prevenção a doenças como câncer de colo de útero, pênis, garganta e reto.

Por isso a OMS (Organização Mundial da Saúde) atualizou neste mês as recomendações referentes à vacinação contra o HPV, por conta da baixa adesão ao imunizante. A organização passou a indicar a aplicação de dose única como uma alternativa para o esquema tradicional de duas injeções. O Brasil ainda não aderiu a esta recomendação.

Mas a medida leva em conta os números de 2019 e 2021, que apontaram queda na cobertura com a primeira dose de 25%, que já era baixa, para 15% das meninas de 9 a 14 anos. Isso significa um total de 3,5 milhões a mais desprotegidas.

Respostas – Para o médico de família do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) de Campo Grande, Roberto Paulo Braz Junior, são vários os motivos que refletem essa baixa adesão.

CAMPOGRANDENEWS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prazo para pagamento da inscrição na Prova Nacional Docente é prorrogado até 6 de agosto

Exame será aplicado em 26 de outubro e auxiliará na seleção de professores para redes públicas Os inscritos na Prova Nacional Docente (PND) têm agora...

Três Lagoas promove ações educativas no trânsito em homenagem a motoristas e motociclistas

Ações educativas reuniram PRF, PM, Ministério Público e agentes locais para reforçar a segurança viária no município Em comemoração ao Dia do Motorista (25 de...

Obras da Ponte da Rota Bioceânica em MS chegam a 75% e devem ser concluídas em 2026

Infraestrutura internacional vai ligar Porto Murtinho ao Paraguai e fortalecer comércio entre o Mercosul e a Ásia Com 75% da obra já executada, a Ponte...