24.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

Tá devendo ai? Mais de 55 mil entram para a lista de inadimplentes em MS

Cartão de crédito lidera os motivos do endividamento da população, segundo dados do Serasa.

O número de consumidores negativados em Mato Grosso do Sul disparou nos primeiros cinco meses de 2025. Segundo dados divulgados na última sexta-feira, 20, pela Serasa, mais de 55 mil pessoas no estado tiveram seus nomes inseridos na lista de inadimplentes, totalizando 1.185.306 sul-mato-grossenses com restrição de crédito até o fim de maio.

Os dados mostram um aumento expressivo em relação a dezembro de 2024, quando o estado registrava 1.129.829 pessoas inadimplentes. O salto de 55.477 novos nomes em apenas cinco meses evidencia a crescente dificuldade da população em manter as contas em dia, reflexo do aumento dos juros, da inflação e do custo de vida.

O levantamento da Serasa aponta que instituições financeiras concentram a maior fatia da inadimplência no estado, onde 485.239 pessoas devem a bancos, principalmente por conta de cartões de crédito, financiamentos, cheque especial e empréstimos pessoais. Entre os negativados, 141.858 têm dívidas exclusivas com bancos, ou seja, essa é a única origem do débito registrado em seus nomes.

O cartão de crédito segue sendo o maior causador do descontrole financeiro. Pesquisa da Serasa revela que 69% dos consumidores inadimplentes no Brasil apontam o uso do cartão como fator principal do endividamento, seguido por empréstimos pessoais e uso do cheque especial.

Esse cenário em Mato Grosso do Sul reflete a tendência nacional, onde mais de 35 milhões de brasileiros estão endividados com bancos, o que representa quase metade dos 77 milhões de negativados em todo o país.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.