21.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de junho, 2025

Tá devendo ai? Mais de 55 mil entram para a lista de inadimplentes em MS

Cartão de crédito lidera os motivos do endividamento da população, segundo dados do Serasa.

O número de consumidores negativados em Mato Grosso do Sul disparou nos primeiros cinco meses de 2025. Segundo dados divulgados na última sexta-feira, 20, pela Serasa, mais de 55 mil pessoas no estado tiveram seus nomes inseridos na lista de inadimplentes, totalizando 1.185.306 sul-mato-grossenses com restrição de crédito até o fim de maio.

Os dados mostram um aumento expressivo em relação a dezembro de 2024, quando o estado registrava 1.129.829 pessoas inadimplentes. O salto de 55.477 novos nomes em apenas cinco meses evidencia a crescente dificuldade da população em manter as contas em dia, reflexo do aumento dos juros, da inflação e do custo de vida.

O levantamento da Serasa aponta que instituições financeiras concentram a maior fatia da inadimplência no estado, onde 485.239 pessoas devem a bancos, principalmente por conta de cartões de crédito, financiamentos, cheque especial e empréstimos pessoais. Entre os negativados, 141.858 têm dívidas exclusivas com bancos, ou seja, essa é a única origem do débito registrado em seus nomes.

O cartão de crédito segue sendo o maior causador do descontrole financeiro. Pesquisa da Serasa revela que 69% dos consumidores inadimplentes no Brasil apontam o uso do cartão como fator principal do endividamento, seguido por empréstimos pessoais e uso do cheque especial.

Esse cenário em Mato Grosso do Sul reflete a tendência nacional, onde mais de 35 milhões de brasileiros estão endividados com bancos, o que representa quase metade dos 77 milhões de negativados em todo o país.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Perseguição na BR 262 termina com prisão de dupla e recuperação de carros furtados

Suspeitos com extensa ficha criminal foram flagrados após fuga e colisão, onde veículos tinham origem em São Paulo.

Formações promovidas pela Suzano geram oportunidades para mulheres no setor florestal

Cursos de qualificação técnica gratuita impulsionam histórias de superação e promovem inclusão, diversidade e desenvolvimento profissional. A companhia está com inscrições abertas para a nova turma do curso de Operador(as) de Máquinas Florestais, com 40% das vagas destinadas exclusivamente a mulheres e pessoas com deficiência.

‘Parlamento Jovem’ realiza primeira sessão em Três Lagoas

Sob a presidência da jovem Sara Cortes, de 16 anos, estudantes debateram pautas envolvendo educação, segurança, mobilidade e cultura, dando exemplo de cidadania e engajamento político.