29.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de outubro, 2025

SUS passa a oferecer teste de DNA-HPV para rastreamento do câncer do colo do útero

Nova tecnologia substitui o papanicolau em estados-piloto e promete mais eficácia e alcance nacional até 2026

A partir desta sexta-feira (15), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer o teste de biologia molecular DNA-HPV como método principal para o rastreamento do câncer do colo do útero. A nova tecnologia detecta 14 tipos de papilomavírus humano (HPV) e permite identificar a presença do vírus mesmo antes de lesões ou sinais da doença, inclusive em mulheres assintomáticas.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame tem maior sensibilidade que o tradicional papanicolau e permite ampliar o intervalo entre os rastreamentos para até cinco anos em casos negativos, o que reduz custos e evita exames desnecessários. A tecnologia também facilita o rastreamento em regiões remotas, contribuindo para maior equidade no acesso à saúde.

Produzido pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fiocruz, o teste substitui o papanicolau na triagem inicial, que passará a ser usado apenas como exame complementar em casos positivos. A coleta segue o mesmo procedimento: secreção do colo do útero, mas agora enviada em tubo com líquido conservante para análise laboratorial do DNA viral.

A implementação começa em 12 estados e no Distrito Federal, com um município piloto em cada local. São eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e DF. A escolha levou em conta a estrutura já existente para exames complementares, como colposcopia e biópsia. A previsão é de que o novo modelo seja expandido para todo o país até dezembro de 2026, beneficiando cerca de 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos por ano.

Recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como padrão ouro para detecção precoce do câncer do colo do útero, o teste faz parte da estratégia global para eliminação da doença como problema de saúde pública até 2030.

O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre mulheres no Brasil, com cerca de 17 mil novos casos estimados por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença ainda é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Nordeste, com média de 20 óbitos por dia em todo o país.

Para o Ministério da Saúde, a incorporação do teste representa um marco na política pública de saúde da mulher no Brasil.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas recebe prêmio Connected Smart Cities 2025 e se destaca entre as cidades mais inteligentes do Centro-Oeste

Município conquistou o 8º lugar no ranking regional e foi reconhecido durante o Futurecom 2025, um dos maiores eventos de inovação da América Latina

Três Lagoas amplia distribuição gratuita de camisinhas nas unidades de saúde

População pode retirar preservativos tradicionais e novos modelos sem necessidade de cadastro

Em Campo Grande, Cassiano Maia destaca retomada da UFN3 e integração ferroviária

Durante entrevista realizada na manhã desta terça-feira, 21, falou sobre logística, desenvolvimento regional e a importância da união entre municípios e governo estadual.