26.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 20 de agosto, 2025

Substância de plástico pode alterar cérebro de feto no útero

Saúde – 30/05/2013 – 16:05

A exposição de fêmeas de camundongo grávidas a uma substância contida em plásticos e latas, chamada bisfenol A, pode alterar as funções cerebrais e o comportamento dos filhotes ainda no útero, aponta uma nova pesquisa feita pela Universidade de Columbia, nos EUA. Esse composto está presente no policarbonato, um tipo de plástico transparente e duro, do qual são feitos produtos como mamadeiras.

Os resultados do estudo foram publicados na edição de segunda-feira (27) da revista americana “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS). Os autores, liderados pela cientista Frances Champagne, expuseram as cobaias e sua prole a baixas e repetidas doses de bisfenol A e viram que os fetos sofreram alterações sexuais no DNA – ao mudar enzimas e os receptores de estrogênio, um hormônio feminino. Além disso, houve uma mudança na expressão desses genes no cérebro de machos e fêmeas e no comportamento, tornando-os mais ansiosos.

A equipe também identificou outras modificações sociais nos roedores, que passaram a farejar mais e a perseguir e agredir os outros. A exposição ao bisfenol A alterou, ainda, alguns comportamentos das fêmeas no pós-parto, como lamber e cuidar dos filhotes.

Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de mamadeiras de plástico feitas com bisfenol A no Brasil. A medida começou a valer em janeiro do ano passado. Segundo a agência na época, não havia estudos conclusivos, mas existia a suspeita de que a substância pudesse causar problemas neurológicos em bebês menores de 1 ano. Outras pesquisas já sugeriram que o composto é capaz de provocar câncer.

O uso de policarbonato em mamadeiras já foi proibido também nos países da União Europeia, no Canadá e na Austrália. A substância aparece, ainda, em tigelas e copos plásticos, mas esses produtos continuam liberados. Mas a recomendação dos especialistas é de que esse material não seja aquecido, pois o calor favorece a migração do bisfenol A para o alimento.

Fonte: Bem Estar

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

‘Show Florestal 2025 reforça protagonismo do Vale da Celulose em MS’, afirma Jaime Verruck

Evento em Três Lagoas destaca avanços do setor florestal, que movimenta bilhões em investimentos e consolida o estado como líder mundial na produção de celulose

Golpe do Mounjaro a R$ 90 faz vítimas em Mato Grosso do Sul

Site falso promete medicamento popular para emagrecimento com desconto e engana consumidores que fazem Pix e não recebem o produto

Garoto de 11 anos sofre queda de moto em frente a escola no Interlagos

Criança foi socorrida pelo SAMU após bater a cabeça no chão