17.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

STF proíbe revista íntima vexatória em presídios e estabelece novos procedimentos de inspeção

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que a revista íntima vexatória em presídios é ilegal. A prática, usada para evitar a entrada de drogas, armas e celulares, inclui a inspeção de cavidades corporais e o desnudamento de visitantes sem justificativa. A Corte determinou que objetos ilegais encontrados em revistas vexatórias não podem ser usados como provas contra os visitantes.

Apesar da proibição, o STF autorizou a administração dos presídios a negar a entrada de visitantes que se recusem a ser revistados, desde que a inspeção seja justificada por suspeitas ou informações de inteligência.

Além disso, o Supremo estabeleceu que, dentro de 24 meses, presídios devem adquirir scanners corporais, esteiras de raio-x e portais de metais, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional de Segurança Pública.

A decisão foi tomada em um caso de 2016, no qual uma mulher foi flagrada tentando entrar em um presídio de Porto Alegre com maconha escondida em um preservativo. Ela foi absolvida em segunda instância, que considerou ilegal o procedimento de revista.

A Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul (AGEPEN) informou que já adota o uso de scanners corporais e raio-x de bagagens em presídios do estado, incluindo nas unidades de Três Lagoas.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.