31 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de setembro, 2025

STF analisa validade de regras sobre sequestro internacional de crianças

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quinta-feira (6) a análise da validade das regras sobre sequestro internacional de crianças, previstas na Convenção de Haia, ratificada pelo Brasil em 2000. As normas permitem a entrega de crianças a pais no exterior mesmo após denúncias de violência doméstica, o que tem gerado questionamentos, principalmente em casos de mulheres que retornam ao Brasil com seus filhos para fugir de violência.

A Corte começou a apreciação de uma ação do PSOL, que busca garantir que suspeitas ou evidências de violência doméstica impeçam a entrega das crianças ao pai estrangeiro. A Convenção de Haia já prevê que a entrega pode ser barrada em casos de risco grave para a criança.

Durante as sustentações orais, a deputada Luciene Cavalcanti (PSOL-SP) defendeu que a violência doméstica deve impedir a entrega das crianças, e a deputada Soraia Santos (PL-RJ) reforçou que indícios de violência são suficientes para barrar a medida. A advogada Maria Berenice Dias, do Instituto Brasileiro de Direito de Família, argumentou que a palavra da mulher é suficiente para registrar a acusação de violência doméstica.

O caso também é discutido em uma ação do extinto partido DEM. Os votos dos ministros serão proferidos em uma sessão futura.

Em 2023, o caso de Raquel Cantarelli ganhou destaque quando a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou a entrega de suas filhas ao ex-marido, acusado de cárcere privado e crime sexual, na Irlanda. Outros casos semelhantes são conhecidos como “Mães de Haia”.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá campanha anual de prevenção ao diabetes infantil nas escolas

Lei de autoria do vereador Mário Grespan Júnior foi sancionada pelo prefeito Cassiano Maia e passa a integrar o calendário oficial do município

Senado aprova pena maior a quem fornecer drogas ou bebidas a menores

Texto vai à sanção presidencial para entrar em vigor O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) um projeto de lei que aumenta a pena...

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados