A Starbucks anunciou que vai reduzir significativamente o número de opções de bebidas e comidas em seu cardápio nos próximos meses. A medida faz parte do plano da empresa para simplificar suas ofertas, reduzir os tempos de espera e melhorar a experiência do cliente.
O CEO Brian Niccol apresentou o plano durante a divulgação de resultados da Starbucks na última terça-feira (28). Ele afirmou que haverá uma “redução de cerca de 30% tanto nas bebidas como na comida”, sem mencionar itens específicos. Niccol havia dito anteriormente que o menu da rede estava “complexo demais”, resultando em longas filas.
Mudanças recentes e novos produtos
A Starbucks já eliminou sua linha à base de azeite e bebidas energéticas geladas. No entanto, a empresa também adicionou novos produtos ao menu recentemente, incluindo bebidas com sabor de pistache. Uma seleção mais restrita ajudará a Starbucks a “ser mais responsiva e sintonizada com os momentos culturais”, disse Niccol, destacando o sucesso das novas opções de chá matcha que se tornaram virais.
Desempenho da empresa
As mudanças fazem parte dos planos de Niccol para reverter o desempenho da rede de cafés, que registrou o quarto trimestre consecutivo de queda nas vendas. As lojas abertas há pelo menos um ano nos EUA viram uma redução de 6% nas vendas no trimestre encerrado em dezembro.
Niccol reconheceu que “ainda há espaço para melhorias”, mas está confiante de que a Starbucks está “no caminho certo”. Desde que assumiu a liderança em setembro passado, Niccol lançou uma série de mudanças que receberam uma “resposta positiva” dos clientes.
Iniciativas recentes
Entre as mudanças implementadas estão a repaginação do ambiente das lojas Starbucks, uma nova política para clientes pagantes, o retorno das barras de condimentos e a inclusão de toques pessoais escritos pelos baristas nos copos de papel. A empresa também alterou seu nome para “Starbucks Coffee Company” para reforçar suas raízes cafeeiras.
Com informações CNN Brasil