19 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de junho, 2026

SP espera receber 500 mil turistas até fim da Copa

03/07/2014 – Atualizado em 03/07/2014

Torneio mundial atraiu 347 mil pessoas até o dia 30 de junho

Por: Estadão Conteúdo / R7

A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 12 e 30 de junho, durante a primeira fase da Copa do Mundo, 347 mil turistas. A expectativa da São Paulo Turismo (SPTuris) é de que esse número chegue a 500 mil até o fim do mundial. A estimativa inicial era que a cidade recebesse 390 mil turistas para o evento.

O número de estrangeiros recebidos na primeira etapa do mundial mais do que dobrou: a estimativa inicial era de 63 mil turistas e a cidade já acolheu, no período, 121 mil estrangeiros.

“Ainda teremos mais um jogo, no dia 9, e ainda temos muita gente que está na cidade, ainda faltam dez dias para o fim do mundial”, explicou o secretário municipal para assuntos do turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit.

— A permanência nos hotéis também tem aumentado.

Segundo Poit, pesquisas apontam que o turista que está na cidade por conta da Copa do Mundo tem manifestado o interesse em retornar e que isso será um grande legado do mundial para o turismo da metrópole.

— Estamos aproveitando para fazer pesquisas, filmes, coletando muitos depoimentos de gente dizendo o que surpreendeu e dizendo que pretende voltar. Todos os números que havíamos previstos estão sendo superados.

Perfil e comportamento

Dos turistas que estão na cidade para o Mundial, 65% são homens, sendo que a maior parte tem entre 30 e 39 anos. O meio de transporte que está sendo mais utilizado pelos visitantes é o metrô, quase 40%, seguido por carro, ônibus e trem.

Segundo pesquisa da SPTuris, na primeira fase da Copa, foram postadas 865 mil mensagens relacionadas à Copa nas redes sociais.

— Mais de 80% dessas mensagens foram positivas.

Um dos destaques percebidos pelo órgão municipal de turismo foi o aumento de visitas em museus.

— Só o Museu do Futebol recebeu 3.000 visitantes em um dia, sendo que a média é receber 56 estrangeiros por semana.

O Aeroporto de Guarulhos também teve um acréscimo no seu volume de desembarques internacionais. Entre os dias 10 e 25 de junho, foram 245 desembarques, 18% a mais do que o mesmo período de 2013.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Diretor do Departamento de Trânsito orienta motoristas sobre cuidados em dias de chuva

As chuvas intensas exigem atenção redobrada de quem está no trânsito. Mas você sabe quais são os principais riscos enfrentados por motoristas, motociclistas e...

Larvitrampas reforçam combate ao mosquito da dengue e ajudam na prevenção de surtos em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), utiliza as larvitrampas como uma importante ferramenta de monitoramento e combate...

RETOMADA HISTÓRICA – Prefeito Cassiano Maia e Presidente Lula assinam reinício das obras da UFN-3 em Três Lagoas

Em um ato que simboliza o fim de um hiato de mais de uma década, o canteiro de obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados...