33.5 C
Três Lagoas
sábado, 2 de maio, 2026

Sonda Rosetta pousa em cometa, terminando sua missão de 12 anos

30/09/2016 – Atualizado em 30/09/2016

Rosetta continuou coletando dados enquanto descia em direção ao cometa. Em feito inédito, sonda lançou robô ao 67P/Churyumov-Gerasimenko em 2014.

Por: G1

A sonda Rosetta pousou com sucesso nesta sexta-feira (30) no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, pondo fim fim a uma missão ousada de mais de uma década da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) .

Pouco depois das 8h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (30), o cientista Patrick Martin, gerente da Missão Rosetta, anunciou o “sucesso total da descida histórica” da sonda em direção ao cometa e declarou terminada a missão. “É a culminação de um tremendo suscesso científico e técnico da missão”, afirmou.

Batizada em homenagem à famosa pedra da Rosetta, que permitiu decifrar os hieróglifos egípcios, o projeto é o primeiro desenvolvido para orbitar e aterrissar sobre um cometa. A operação no espaço termina com muitos dados produzidos e enviados à Terra.

Em 2014, a Rosetta lançou sobre o cometa o robô Philae, após anos de viagem pelo espaço, com o objetivo de estudar a composição desse corpo celeste.

Compostos químicos, gases e poeira presentes ali podem conter respostas sobre a formação dos planetas do Sistema Solar. Além disso, apontariam aos cientistas uma direção para descobrir como a vida surgiu, no estágio em que a conhecemos.

Uma das teorias sobre o início da vida na Terra sugere que os primeiros ingredientes da chamada “sopa orgânica” vieram de um cometa, considerados alguns dos corpos celestes mais antigos do Sistema Solar.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre ST. Leite após internação e comove Três Lagoas e região

Policial militar da reserva deixa legado de dedicação à corporação, onde sepultamento será realizado em Ilha Solteira

Disputa pelo comando do Senado em 2027 esquenta e Tereza Cristina ganha novos adversários

Senadora de MS segue entre os nomes cotados, enquanto Rogério Marinho entra no páreo e aliados articulam recondução de Davi Alcolumbre

Velório de Ivan Paes Barbosa é realizado neste sábado em Campo Grande

Fundador da Rede MS de Comunicação, a qual pertence a rádio Três Lagoas FM morreu aos 92 anos no Rio de Janeiro