31.5 C
Três Lagoas
sábado, 22 de janeiro, 2022

SMS leva conscientização e prevenção sobre descarte correto de materiais perfurocortantes

Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador em conjunto com setor de Promoção da Saúde, Programa IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e farmacêuticos da rede municipal desenvolveram a Campanha “Consciência Tranquila Não Machuca Ninguém”, com objetivo de combater os casos de Acidente com Exposição à Material Biológico-ATMB com coletores de lixo, profissionais de limpeza, zeladores, entre outros trabalhadores do serviço de limpeza e conservação.

Responsável pela campanha, Darlene Heloisa Ferrari Ruiz, que é profissional de Educação Física e Técnica do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, disse que a ação foi direcionada a pacientes em uso de medicamentos injetáveis e a população em geral que precisa reconhecer a importância de descartar o lixo corretamente para que trabalhadores que atuam na limpeza e conservação parem de sofrer com acidentes de trabalho.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, enfermeira Neide Hiroko Yuki da Silva, explicou que foram utilizados materiais informativos como cartazes e folders para orientação e distribuídas caixas específicas para coleta de materiais perfurocortantes a pacientes em uso de medicamentos injetáveis.

“Na primeira etapa da campanha foram realizadas reuniões com 21 farmacêuticos da rede que iniciaram as orientações e a distribuição das caixas em todas as Unidades de Saúde do município. Já na segunda etapa, foi feito a distribuição dos materiais informativos e orientações para 43 farmácias e drogarias privadas”, explicou Neide.

Informações Assessoria de Comunicação

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo Protegido